“Café no Sangue” se apresenta no “Sexta na Concha”

A Prefeitura de Londrina, por meio do programa Rede Alegria da Secretaria de Cultura, realiza nesta sexta-feira (5), às 18h, na Concha Acústica (centro), o show do grupo de choro “Café no Sangue”, que integra a programação do projeto “Sexta na Concha”. O grupo vai realizar uma homenagem a Alfredo Vianna da Rocha Filho, o Pixinguinha.

Na apresentação o público vai apreciar alguns clássicos do choro de Pixinguinha e ainda a participação especial de Natália Lepri. No show “São Pixinguinha”, que será apresentado amanhã, o público vai contar ainda com uma novidade: o “choro cantado”, diferente das antigas apresentações do grupo, que eram totalmente instrumentais. O nome do show “São Pixinguinha” é nada mais que uma brincadeira, pois há quem diga que o compositor era uma pessoa muito boa e generosa; um verdadeiro santo.

O “Café no Sangue” surgiu em 1999, quando um grupo de músicos se conheceu no Festival de Música de Londrina (Filo) e decidiu dar continuidade ao trabalho iniciado durante uma oficina de choro ministrada por Luiz Otávio Braga, Joel Nascimento, Jayme Vignoli, Oscar Bolão e Josimar Carneiro, todos renomados instrumentistas cariocas.

Em 2005, gravaram seu primeiro CD, que leva o nome do grupo, pelo projeto “Chorando em Londrina”, que recebe incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O CD leva o nome do grupo. Na apresentação de amanhã, o “Café no Sangue” será composto pelos integrantes Rosana Moraes (flauta), Júlio Erthal (saxofone), Osório (violão), Bete Frigeri (cavaco) e Taciana Bernardi (pandeiro).      

Sábado no Calçadão
       

Integrando a agenda da Rede Alegria para este fim de semana, neste sábado (6), às 10h30, no calçadão, se apresenta o grupo “Forró de Viola”. Segundo a produtora do grupo, Dolores Araújo Bertone. Esta é a primeira vez que eles vão se apresentar no local. Ela informou que o grupo foi formado há cerca de um ano e que o show terá duração de uma hora. “Eles buscam levar desde os forrós mais antigos, de raiz, como os mais atuais. Eles passam todo o timbre da sanfona e acordeon para as flautas e violões”, explicou.

O “Forró de Viola é formado por Maira (flauta transversal e voz); Davi (violão solo e voz); Rafael Rosa (violão base e voz); Toni (zabumba); Perci (triângulo); e Edgar (percussão). A produtora do grupo comentou a idéia de se realizar o “Sábado no Calçadão”. “Acho muito legal porque no sábado tem muito movimento e as pessoas param para ver. Com certeza, público vai ter”, completou. O Projeto Rede Alegria tem como proposta a criação de um circuito público voltado para a circulação da produção musical londrinense.