Música

Caetano Veloso é homenageado por artistas latinos na véspera do Grammy

Caetano Veloso foi homenageado por alguns dos nomes mais conhecidos da indústria musical latina durante uma festa para cerca de mil convidados na noite de ontem (14), em Las Vegas, véspera da 13ª edição do Grammy Latino.

“Quero agradecer à Academia Latina de Gravação por tudo isso”, disse o cantor depois de receber das mãos da atriz Sonia Braga o fonógrafo dourado referente ao prêmio Personalidade do Ano 2012. “Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que cantaram canções minhas aqui esta noite”, sustentou Caetano antes de saudar, um por um, todos os artistas que se apresentaram.

A cantora mexicana Natalia Lafourcade e Alexandre Pires iniciaram a cerimônia interpretando “Livros” e “Não Enche”. Na sequência, os artistas Nelly Furtado, Juanes, Alejandro Sanz e Maria Gadú e Seu Jorge mostraram suas versões de “Leãozinho”, “Sampa”, “Força Estranha” e “De Noite Na Cama” e “Beleza Pura”, respectivamente.

Prêmio Excelência Musical

O Grammy Latino começou a aquecer os motores hoje com uma cerimônia de reconhecimento às trajetórias de vários artistas. Entre eles, os brasileiros Milton Nascimento e Toquinho.

O Prêmio Excelência Musical é distribuído por votação do Conselho Diretor da Academia Latina de Gravação a artistas que deram “contribuições criativas e de excepcional importância artística no campo da gravação durante suas carreiras”.

Além de Milton Nascimento e Toquinho, destaque entre os premiados para a atriz e cantora porto-riquenha Rita Moreno, a única latina a ganhar o Oscar, o Grammy, o Emmy e o Tony.

“Estou muito surpresa. Nunca esperei que isso fosse acontecer. O mais emocionante é que esse prêmio vem da minha gente. Sinto muito orgulho pelo Oscar e os demais prêmios, mas considero esse especial”, disse Rita Moreno, a Anita do musical “Amor, Sublime Amor”.

A entrega das láureas aconteceu horas antes da homenagem da Academia a Caetano Veloso. A cerimônia de premiação do Grammy Latino acontece na noite de hoje (15).