Nem brasileiros e nem mexicanos vão precisar de visto para se divertirem no Dia Del Grito. Nesta quinta-feira, depois da semana da Independência do Brasil, o Taco El Pancho, típico bar mexicano em Curitiba, já está com tudo pronto para comemorar a Independência do México.

Foi exatamente no dia 15 de setembro que o país se libertou da Espanha. Como manda a tradição, mariachis cantando e dançando e tequileiro visitando as mesas farão a animação do local. A banda latina El Merekumbe vai fazer os convidados dançarem. Toda a decoração seguirá o calor e o colorido mexicanos à risca. Quem for à festa caracterizado garante uma dose de tequila na faixa. Se for com a camiseta-convite descola uma cerveja Sol. Para garantir a camiseta, basta ir ao bar. Já está à venda. Informações 3342-1204.

Curiosidade

A independência mexicana é comemorada nos dias 15 e 16 de setembro. É uma das datas mais importantes do país. Em 1810, na cidade de Dolores, o padre Miguel Hidalgo, junto com um grupo de aproximadamente 300 homens, expulsou os fazendeiros que eram contra a independência. Libertou os presos da cadeia pública e deu o grito de independência, conhecido também como o "Grito de Dolores". Foi o início de um longo e sangrento processo. Após dez anos de revolução, onde muitas vidas foram perdidas, finalmente em 1821 o México conseguiu que sua independência fosse reconhecida.

Em muitas cidades mexicanas as pessoas se reúnem para ouvir a mensagem oficial do presidente que é transmitida em cadeia nacional. Às 23 horas do dia 15, hora em que iniciou a batalha pela independência, todos comemoram gritando: "Viva Hidalgo, Viva Morelos, Vivan los héroes de la independencia, Viva México". A bandeira mexicana é hasteada e se iniciam festas populares, com queima de fogos, e claro, muita comida e bebida típicas ao som de mariachis.

Serviço
Rua Bispo Dom José, 2295 Fone 41 3342-1204 Abre de segunda à quinta das 17:30 às 24h, sexta e sábado das 17:30h às 2h e domingo das 17h às 24h.