enkontra.com
Fechar busca

+ Pop

Literatura

BPP reúne em livro todos os contos de Newton Sampaio

Essa é a primeira antologia a reunir os textos do importante contista paranaense

A Biblioteca Pública do Paraná, por meio do Núcleo de Edições da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, acaba de publicar Ficções, de Newton Sampaio (1913-1938). O livro, que sai com o selo da Biblioteca Paraná e tem 230 páginas, é a primeira antologia que reúne todos os contos conhecidos de Sampaio, dos livros Irmandade (1938) e Contos do sertão paranaense (1939), além de textos de ficção publicados em jornais e também na revista Joaquim.

Ficções será distribuído a todas as bibliotecas do Paraná e também poderá ser adquirido na BPP por R$ 20.

O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Luís Bueno afirma, no texto de apresentação, que Newton Sampaio dedicou-se ao conto durante a década de 1930, período em que o romance era o gênero predominante na literatura brasileira. Bueno observa que, no primeiro texto crítico que escreveu, para o jornal curitibano O Dia, Sampaio já demonstrava conhecer com profundidade o conto.

“Sampaio apresentava uma visão bastante clara do que seria um bom conto, além de demonstrar já àquela altura ter conhecimento consolidado sobre o conto brasileiro”, diz Bueno.

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Rogério Pereira, lembra que o conto é um dos gêneros literários mais praticados no Paraná e Newton Sampaio, um pioneiro no gênero. “A importância do legado de Sampaio é imensa e a BPP publica essa antologia para apresentar a ficção do escritor a todos os públicos, dos jovens aos que moram em outros Estados e ainda não conhecem a obra do escritor”, diz Pereira.

A prosa de Sampaio, com frases curtas, sem adjetivos, revelando a psicologia dos personagens a partir da ação, foi elogiada por grandes nomes da literatura brasileira. Dalton Trevisan, em texto publicado na revista Joaquim, afirmou: “O maior contista do Paraná foi um moço chamado Newton Sampaio.” Mario de Andrade, Wilson Martins e Marques Rebelo também se entusiasmaram com a ficção do paranaense, morto precocemente, com 24 anos. “Seu nome [Newton Sampaio], não será esquecido. É um verdadeiro contista”, profetizou Rebelo.

Serviço:

Ficções, de Newton Sampaio.

Contos

230 páginas

Selo Biblioteca Paraná

Distribuição para as bibliotecas do Paraná.

O livro também pode ser adquirido na BPP por R$ 20.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas