Os Bois de Parintins disputam até na transmissão da TV. Neste ano a Record News e a Record Internacional transmitirão as apresentações do Boi Garantido. As apresentações do Boi Garantido serão transmitidas pela TV Amazonas, afiliada da TV Globo. O Festival de Parintins começa amanhã e vai até domingo, em Manaus.

A Band, que tradicionalmente exibia o Festival desistiu dos direitos no ano passado porque a audiência não correspondia ao investimento. Na emissora paulista o Ibope da festa nunca passou dos 2 pontos.

Uma comitiva da Record foi para a cidade: a legendete Juju Salimeni, a jornalista Thalita Oliveira, o repórter Amin Khader, o apresentador Rafael Cortez e o comentarista Marco Camargo são alguns dos nomes confirmados.

A disputa entre Boi Garantido e Boi Caprichoso é secular. Os dois grupos existem desde o começo do século XX e formam as agremiações de danças folclóricas do Festival de Parintins. Desde 2009, há alternâncias entre as posições de liderança e segundo lugar, embora Garantido e Caprichoso já tenham atravessado épocas de até cinco anos seguidos de vitória.

Ordem de apresentação

A ordem das apresentações dos bois-bumbás nas três noites do 48º Festival de Paritins foi definida por sorteio. O Garantido vai abrir as duas primeiras noites do Festival, dias 28 e 29 de junho, seguido da apresentação do Caprichoso. No dia 30, final do Festival, o bumbá azul abre a noite e o Garantido encerra. A ordem do sorteio deste ano é a mesma do ano passado.

Esquenta

Naldo e Preta Gil são as atrações de hoje na Festa dos Visitantes, que antecede o Festival Folclórico de Parintins. Além da cantora e do funkeiro, a festa terá apresentações dos levantadores de toada Arlindo Jr. e Sebastião Jr., dos DJs Alex e Adelino Aguiar e do grupo Só Pagode. O evento tem início marcado para às 20h30 e deve receber mais de 80 mil pessoas, entre parintinenses e turistas.