Blake Edwards receberá Oscar pela carreira

O cineasta americano Blake Edwards receberá um Oscar por sua carreira no próximo 29 de fevereiro em Los Angeles, informou uma fonte ligada à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Edwards, diretor de filmes como “Vítor ou Vitória” e a série de televisão “A Pantera Cor-de-Rosa”, também teve intensa atividade como ator e produtor.

“Por mais de 50 anos Edwards tem uma carreira extraordinária, escrevendo, dirigindo e produzindo, principalmente seu próprio material. Isto o coloca num grupo muito seleto entre os grandes nomes do cinema”, explicou o presidente da Academia, Frank Pierson.

Apesar da extensa carreira, Edwards recebeu até hoje somente uma indicação ao Oscar de melhor roteiro em 1982, pelo filme “Vítor ou Vitória”, que teve como protagonista sua esposa, Julie Andrews. Nessa deliciosa comédia, Andrews interpreta um cantor que se torna um sucesso na Paris dos anos 30, disfarçada como homem.

Edwards também criou as séries de detetive para TV “Peter Gunn” (1958-61) e “Mr. Lucky” (1959-60), que lançou sua bem-sucedida e duradoura parceria com o compositor Henry Mancini (criador do famosíssimo tema de “A Pantera Cor-de-Rosa”, entre outros sucessos).

O Oscar pela carreira foi dado no ano passado ao ator Peter O?Toole.

Voltar ao topo