Duas décadas e meia na estrada e a palavra que rege o trabalho da banda Biquíni Cavadão é renovação. Os fãs são mais jovens, a concepção de músicas é outra e agora eles pensam na internet como o principal meio de divulgação de novas músicas, espaço até então ocupado pelo CD.

continua após a publicidade

No mais recente trabalho, a parceria com Lucas Silveira, da banda Fresno, com a música Acordar pra sempre com você, mostra a mistura de estilos musicais. Para celebrar os 25 anos de carreira, o Biquíni Cavadão combina sucessos de todas as fases da banda com o novo trabalho e composições como Exagerado, de Cazuza; Música urbana, do Capital Inicial e Vida louca vida, faixa de álbum do Lobão, no show que faz hoje em Curitiba.

“É uma celebração da nossa história, do nosso passado, e o que puxa um pouco essa turnê é essa música com o Lucas”, define o vocalista Bruno Gouveia. A parceria híbrida é considerada especial. “A participação se dá num momento de busca de uma renovação interna do repertório, de conhecer novos sons. Ao longo dos últimos anos tivemos outras parcerias assim. Foi uma troca muito interessante de ideias que fizeram a gente chegar aonde certamente sozinhos não chegaríamos e algo diferente do que o Lucas também faria sozinho”, conta Bruno.

O vocalista descarta a comparação com uma banda que ficou parada nos anos 1980. “Quem olha o trabalho do Biquíni Cavadão hoje não vai encontrar algo retrô. Se fosse, estaríamos trabalhando com outras pessoas e com outra sonoridade. As músicas inéditas que lançamos ao longo da década mostram uma renovação o tempo todo. As pessoas talvez estejam mais presas a algumas coisas do nosso trabalho do que nós mesmos. Aquilo que você ouviu não é o que você ouve hoje”, afirma o vocalista.

continua após a publicidade

Novos trabalhos

Pioneiros em adaptar o trabalho à internet, tendo o primeiro disco de áudio lançado junto com um kit de acesso à rede (biquini.com.br), há 15 anos, os integrantes da banda pensam em formas diferentes de lançar músicas daqui para a frente.

continua após a publicidade

“A gente continua compondo, gravando, mas estamos discutindo se vamos lançar mais CDs ou se esse vai ser o foco principal”, adianta Bruno. O formato deve seguir o caminho da internet ou de um aplicativo no celular, por exemplo. “Normalmente um CD tem 14 faixas e, quando é lançado, cria um prazo de validade para as músicas. Uma primeira música começa a tocar nas rádios, depois de três meses apresenta outra e, a partir da terceira música que começa a tocar, meses depois, esbarra na opinião de que o CD está velho. Mas se a música não estivesse no CD, ela seria nova”, diz.

Serviço

Show Biquíni Cavadão. Hoje, na Momentai Music & Fun (Avenida Água Verde, 66). Abertura da casa às 22h30 e início do show às 0h30. Ingressos: R$ 40 (inteira), disponíveis pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808, quiosques nos shoppings Mueller, Total e Estação e na Momentai. Informações: (41) 3333-5555 e 3315-0808.