Biblioteca Pública recebe doação da Funarte

A Biblioteca Pública de Cascavel foi uma das beneficiadas do Programa de Doações da Fundação Nacional de Artes (Funarte), lançado em comemoração aos 30 anos da fundação. O Programa de Doação das Edições Funarte vai distribuir 50 mil livros para mil bibliotecas em 800 municípios em todo o País.

Graças à indicação da Biblioteca Pública do Paraná, Cascavel recebeu 50 títulos das Edições da Funarte, compreendendo livros, CDs e fitas VHs sobre teatro, cinema, artes visuais, dança, circo, fotografia e música que buscam recuperar a memória cultural e estimular a reflexão e o exercício da arte.

O material já está em exposição na vitrine e as pesquisas poderão ser feitas a partir de julho. Silvia Prado, gerente da Biblioteca Pública, considera a doação de livros fundamental. "Esse tipo de iniciativa ajuda a socializar o conhecimento e é fundamental para as bibliotecas", diz. O secretário da Cultura, Júlio César Fernandes, também elogiou a campanha. "O incentivo à leitura contará sempre com nosso interesse e nosso incentivo. A obra renasce a cada novo leitor que encontra", diz, lembrando que Cascavel foi uma das poucas cidades do interior a receber a doação.

Entre as cidades beneficiadas estão aquelas que têm sítios históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) – um dos critérios adotados pela Funarte para a definição da lista de municípios contemplados no Programa. Além deste critério de seleção também foram incluídas todas as capitais e cidades-sede das universidades federais.

FUNARTE

A Funarte foi criada em 1975 e entrou efetivamente em funcionamento em 16 de março de 1976 com a finalidade de promover e estimular atividades culturais, divulgando, no país e no exterior, a rica e plural cultura brasileira. Inicialmente a instituição estava ligada ao Ministério da Educação e Cultura e posteriormente passou a integrar o organograma do Ministério da Cultura (MinC). A Funarte atua nas áreas de música, artes cênicas e artes visuais

Voltar ao topo