Belle & Sebastian produz pop de casaca

Enquanto o rock se divide entre os que escarafuncham o despojamento punk, como jovens dos anos 2000 divertindo-se em brechós – caso dos Strokes e dos Hives – e os que começam a embarcar na pretensão lisérgico-experimental do progressivo – como o Radiohead -, o sexteto escocês Belle & Sebastian continua sua minuciosa e solitária busca por timbres, texturas, melodias e arranjos.

Dear Catastrophe Waitress (Trama – R$ 25), o quinto disco da banda, é uma lufada de ar puro na música jovem contemporânea. Sim, o B&S continua fofo. Mas atingiu uma fofura elegante. E sem nariz empinado.

No lugar de distorções arrepiantes, microfonias climáticas ou tecladinhos retrôs, o Belle & Sebastian cerca-se de sopros (flauta, pífanos, oboé, trombones, sax), cordas (violinos, viola, cello, baixo), coral e percussão, e verte um pop a um só tempo chique e desencanado. Como um garoto indie que resolve vestir um smoking e continua cool.

Essa sofisticação despojada aparece já na primeira faixa, Step Into My Office, Baby, que começa cadenciada, soando como trilha de desenho animado dos anos 60, entra num refrão singelo e melodioso, e deságua num quase minueto, com pianos e coro – para retomar a cadência frenética do início. Na seqüência, a faixa-título segue desenfreada, com citações a Randy Newman e Burt Bacharach, e evoluções orquestrais.

A seguir vem a levemente dançante If She Wants Me, melodia macia, hammonds trêmulos, baixo groovado e teclados onipresentes. A quarta música, Piazza, New York Catcher contrasta com os arranjos pomposos das faixas anteriores.

Sustentado apenas por um violão e um teclado discreto, Stuart Murdoch produz quase uma serenata folk no melhor estilo Bob Dylan. O Belle & Sebastian ?antigo? reaparece na doce Asleep on a Sunbeam, bem como em Wrapped Up in Books, com seu baixo hipnótico e melodia irresistível e ainda na música seguinte, Lord Anthony, minimalismo com orquestra.

Mas a melhor canção do disco é a ensolarada I?m a Cuckoo, a sexta do CD, uma senhora homenagem à banda de hard rock Thin Lizzy. A imagem é batida, mas literalmente dá vontade de sair abraçando as pessoas na rua. Da alegria ingênua de I?m a Cuckoo, o B&S pula o soul branquelo de You Don?t Send Me, com direito a trompete, vibrafone e teclado new wave. Mas o refrão é meio chato.

A música 10, If You Find Yourself Caught in Love, começa melancólica, mas logo engata uma batida sessentista – sempre permeada por teclados e orquestrações. Os 60?s prosseguem nos arranjos vocais e na batida de Roy Walker, para finalizar com Stay Loose, que dá uma amostra de como os Beatles soariam hoje. Tudo o que foi exposto acima traduz Dear Catastrophe Waitress numa única palavra: imprescindível.

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