A imagem do Pico Paraná foi selecionada para ilustrar a primeira e a última foto do livro Expedição coração do Brasil Paraná, que o fotógrafo Orlando Azevedo lança amanhã em Curitiba.

continua após a publicidade

A obra faz um verdadeiro resgate da identidade paranista, que está no interior do Estado, e em detalhes da capital. Em 640 páginas, Azevedo reuniu 681 imagens 450 fotos em cor e 231 em preto e branco que foram capturadas durante oito meses de trabalho, quando ele percorreu 20 mil quilômetros de estradas.

O trabalho surgiu, segundo o fotógrafo, como uma forma de gratidão ao Paraná. “De certa forma estou devolvendo o que recebi desse lugar que meu deu muitas oportunidades”, comenta.

Nascido na Ilha Terceira, Açores, em Portugal, Orlando Azevedo veio para Curitiba em 1963, e com 13 anos de idade já possuía uma laboratório fotográfico montado. “Fotografar o Paraná era um desejo antigo”, afirma, acrescentando que o livro foi montado como uma partitura musical. “A fotografia está muito relacionada com poesia e música”, comenta.

Lucimar do Carmo
As araucárias, símbolo do Paraná. Uma das fotos que compõem o livro.
continua após a publicidade

No livro, Azevedo percorre um roteiro histórico que começa com a formação e chegada do branco e navegador português no litoral a partir de Paranaguá, seguindo para Morretes e Antonina, até chegar a Curitiba.

A viagem segue pelos Campos Gerais, “onde realmente começa o interior, e para o qual eu faço uma provocação: ser caipira é ser moderno”. O roteiro passa ainda pelo norte e Norte Pioneiro, noroeste, região central, Foz do Iguaçu e Lapa.

continua após a publicidade

De todos esses lugares, Azevedo imortalizou imagens da dos símbolos e signos que são a verdadeira identidade história do Paraná. “No fundo, o fotógrafo é um arqueólogo, pois a foto ressuscita o passado através do retrato”, ponderou.

Expedição coração do Brasil Paraná é uma edição de luxo com capa dura de tecido especial importado, trilingue (português, inglês e espanhol), e contém textos de convidados, como o geólogo João José Bigarella, o arqueologista Oldemar Blasi, a historiadora Maria Luiza Andreazza e do pesquisador e crítico de fotos, Rubens Fernandes Júnior.

Serviço

O lançamento do livro Expedição coração do Brasil Paraná acontece amanhã, das 10h às 15h, no Museu Oscar Niemayer. No dia do lançamento a obra custará R$ 250, e depois R$ 320, podendo ser adquirida pelo site www.orlandoazevedo.com.br ou nas Livrarias Curitiba.