Bebel Gilberto vai representar o Brasil na disputa do 47.º Grammy Awards.

Ela foi listada anteontem entre os que concorrem na categoria de melhor álbum de World Music, com o disco que lançou este ano, intitulado Bebel Gilberto.

A cantora de MPB enfrenta Paco De Lucía, Gipsy Kings, Angélique Kidjo e Youssou N’Dour. O rapper americano Kanye West foi o artista que liderou em número de indicações para o Grammy: ele está na disputa em dez categorias.

Ray Charles

Alicia Keys e Usher empataram em segundo lugar, com oito indicações. E Ray Charles, que morreu em junho, recebeu sete indicações, entre elas a de melhor álbum do ano por Genius Loves Company.

A canção Here We Go Again, gravada por Ray Charles em dueto com Norah Jones, concorre tanto como melhor gravação do ano quanto como melhor colaboração na música pop.

Entre os candidatos a melhor álbum de 2004, foram listados American Idiot, do Green Day, The Diary of Alicia Keys, de Alicia Keys, Confessions, de Usher, The College Dropout, de Kanye West, e Genius Loves Company, de Ray Charles.

A longa lista de finalistas foi anunciada em Beverly Hills, na Califórnia, por artistas convidados, como a revelação britânica Joss Stone e o ator Kevin Spacey.

A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 13 de fevereiro em Los Angeles.