Paul, George e Ringo: jam session com
músicas não-Beatles incluídas no lançamento.

Pensando em dar (ou receber) um delicioso presente de Páscoa? Uma dica: a EMI está lançando The Beatles Antology em DVD. O trabalho é completo, incluindo as gravações inéditas da última jam session de Paul, George e Ringo tocando material não-Beatles. A coleção traz todos os oito episódios originais que revelam a história de como os quatro rapazes de Liverpool mudaram o mundo.

O projeto Anthology começou em 1995, quando surgiu uma série de tevê.

As dez horas das séries originais estão reunidas nos quatro discos do DVD, além de um disco adicional, o quinto, com 81 minutos de extras – a maior parte de material nunca visto antes.

Por anos rumores foram freqüentes entre fãs sobre a existência de filmagem de Paul, George e Ringo tocando juntos durante intervalos da preparação do Anthology. Essa sessão e outros encontros foram filmados durante um período de 12 meses quando os três Beatles reuniram-se nos estúdios da Abbey Road. Eles incluem o trio afetuosamente relembrando momentos pessoais do início da carreira, refletindo sobre como fizeram sua música e filmagem deles no estúdio enquanto gravavam Free As A Bird e Real Love.

David Munns, da EMI Record Music diz: “Estamos muito felizes em lançar The Beatles Anthology, que conta a história de suas vidas e carreiras por meio de DVD. Esta sempre foi uma série especial e o disco de Extras somará bastante à coleção de qualquer amante de música e fã dos Beatles – ela proporciona um capítulo íntimo e fascinante para a história que continua cativando o mundo. “

O volume 1 traz The Beatles de 1960 a março de 1963. Volume 2: de 1963 a fevereiro de 1964. No volume 3, a expressão do sucesso, compreendendo de fevereiro a julho de 1964.

Assim a história vai se desenvolvendo de volume a volume, de capítulo a capítulo. Não escapa ao espectador o apuro técnico que embala essa inesquecível história.

As filmagens da série Anthology foram digitalmente restauradas pela Ascent Media usando uma combinação de “Archangel” (um sistema de restauração real time) e Edfis “Scratch Box” (um gravador de vídeo digital com completas ferramentas de pintura). Depois de editar digitalmente a filmagem, o Archangel removeu ruídos de imagem desnecessários e sujeiras. O Edifis “Sceratch Box” foi então usado de forma “quadro a quadro” para manualmente remover defeitos de imagens maiores produzindo um novo master.

Experiência audiovisual de êxito

A nova trilha da série original e completa lançada em VHS em 1996 foi meticulosamente recriada a partir de material original dos Beatles e mixada por uma equipe de engenheiros dos estúdios Abbey Road. Tecnologia analógica e digital foram misturadas para dar autenticidade ao som e evocar os mixes originais no novo formato. Equipamento analógico vintage e clássico foi usado, como os compressores Fairchild e a câmara de eco Studio 2, associados aos mais avançados painéis de mixagem atualmente usados no Abbey Road.

Três versões da trilha estão disponíveis no lançamento em DVD para oferecer um leque de opções de escuta de alta qualidade: DTS 5.1 surroud, Dolby Digital 5.1 surround e PCM estéreo não comprimido. Foram criados 1.760 minutos de novo áudio para o Box Set de DVD.

A nova trilha sonora e as filmagens restauradas foram incorporadas aos DVDs pela Abbey Road Interactive, que autorizou os discos e trabalhou próximo à Apple para criar o elaborado design. O conceito de design para o lançamento é baseado no trabalho gráfico dos discos originais em CD, expandido para fazer uso total dos benefícios do formato de DVD.