O grupo Baque Solto é a atração da próxima edição do programa Terça Brasileira, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. O espetáculo Outros Baques foi selecionado pelo Edital Música em Pauta, do Fundo Municipal da Cultura, e acontece às 20h desta terça-feira (9), no Teatro Paiol.

O repertório reúne composições próprias, mesclando obras inéditas – como Madrugada, Forrozen e Ribeirão – a canções conhecidas, entre elas Zanzimbá, que foi selecionada para a final da Mostra de Música Cidade Canção (Maringá/PR), em 2005.

Formado pelos músicos Eduardo Gomide (guitarra e viola), Doriane Conceição (voz), Marina Camargo (acordeom), Marcelo Pereira (contrabaixo) e Alexandre Rogoki (bateria), O Baque Solto é um quinteto com produção autoral voltada à música popular brasileira, que atua com sucesso desde 2002.

O diferencial do grupo na execução das músicas é o uso do acordeom, instrumento que, apesar de ter sido utilizado no passado como acompanhador de conjuntos de MPB, hoje tem sido pouco usado nesse tipo de música.

O resultado inusitado de tocar samba no acordeom levou à criação do slogan “música sanfônica brasileira” para identificar o repertório do Baque Solto, que desenvolve desde 2002 a proposta de executar música brasileira em seus diversos ritmos, entre eles o maracatu, baião, xote e afoxé.

O Baque Solto realiza trabalhos de composição que vão do samba ao baião, passando pelo funk e pela bossa-nova, mostrando que a grande característica do grupo é diversificar, mas sem se distanciar da música brasileira.

As composições e arranjos do grupo são trabalhados de forma a criar sonoridades próprias para a formação do quinteto, que une instrumentos acústicos, como o acordeom, e elétricos, como o contrabaixo, teclado, e guitarra, mais a bateria e a voz. Essa mistura de timbres resulta numa sonoridade própria, característica do Baque Solto.

Serviço:

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)

Data e horário: dia 9 de junho de 2009 (terça-feira), às 20h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Informações de bilheteria: (41) 3213-1340