Banda Vadeco e os Astronautas lança CD de estréia

Para o músico paranaense Vadeco – líder, compositor, vocalista e violonista da banda curitibana Vadeco e os Astronautas -, Oum, título dado ao seu álbum de estréia tem diversos significados possíveis. "A palavra ‘oum’ representa o som do silêncio, o som universal", explica. "Também faz uma referência a ‘o um’, ou seja, o primeiro disco da banda, e tem relação com o código binário, base da revolução tecnológica que o mundo atravessa." Desde a criação do grupo, em 2000, somente algumas gravações demo foram lançadas, com o propósito modesto de apresentar as idéias da banda para o público.

Vadeco reuniu os Astronautas com o objetivo de produzir uma música sem fronteiras, algo que não tivesse compromisso algum com linhas estéticas e estilos musicais. A partir dessa proposta, elementos do rock, da MPB e da música brasileira de raiz passaram a ser livremente incorporados a suas composições, acompanhados por letras carregadas de intenções poéticas. Hoje, além dele, formam a banda os músicos Vina Lacerda (percussão), Jorge Falcón (guitarra), Leomaristi (baixo) e Leandro Teixeira (percussão). Companheiros de longa data.

Para Vadeco, a bagagem musical de cada integrante foi um fator determinante na construção da identidade do grupo. "Cada músico da banda tem uma ‘pegada’ diferente, gosta de um estilo musical diferente, e essa variedade de gostos ajudou a dar uma cara única ao nosso som", conta. "Não só os músicos com quem eu toco hoje, mas todos aqueles que já passaram pelo conjunto deixaram sua marca e seu estilo musical."

Não há bateria no Vadeco e os Astronautas. Todos os ritmos são criados pelo percussionista Vina Lacerda, irmão de Vadeco, que desmembra a bateria e lança mão de diversos outros instrumentos de percussão – zabumba, congas e caxixis, entre outros. Mas o violão de Vadeco é a grande marca registrada de Oum, presente em todas as suas faixas. Apesar de seu instrumento principal ser a guitarra e o rock representar grande influência em sua formação cultural, Vadeco optou pelo violão como base para as músicas desde as composições primordiais.

Repertório extenso

Apenas 13 canções de Vadeco foram gravadas em Oum. Entretanto, o músico possui cerca de 200 composições em seu repertório. Vadeco conta que não foi fácil escolher quais delas seriam gravadas. "Não há como criar um critério de seleção, pois se pudéssemos, gravaríamos todas", afirma. "Havia músicas que ‘precisavam’ ser gravadas, pois são o cartão de visitas de nossa banda, como a faixa ‘Serpentes’, e outras que, inéditas, também exigiam um registro."

A música de Vadeco e os Astronautas é uma mistura de sons orgânicos e sintéticos, na qual a percussão comanda toda a base rítmica e as cordas completam os arranjos. O disco foi finalizado no estúdio Trilhas Urbanas e masterizado por Dirceu Saggin. Oum ainda conta com algumas participações especiais, como a dos MCs Gralha e Mascote e do DJ Sonic, na faixa "Conectmetamorfosamente", e de Seu Valdemar Lacerda, pai de Vadeco, em "Febre".

Voltar ao topo