Vinte anos depois de sua primeira apresentação no Brasil, a banda italiana Gen Rosso está de volta. A turnê do grupo musical católico inspirado nos movimentos focolares estréia no próximo dia 18 (sábado), às 20h. O musical Streetlight acontece na comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista-SP), durante o Acampamento PHN (Por hoje não vou mais pecar), e tem entrada franca. A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas compareçam ao espetáculo.

Depois da apresentação no Vale do Paraíba (única gratuita), a banda fará shows nas principais capitais brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

Com quase duas horas de duração, o espetáculo conta com a participação de 18 componentes, de oito nações diferentes, tendo sido inspirado na história do afro-americano Charles Mbats, jovem integrante de uma gangue de bairro nos anos 60, nos EUA, e que se tornou referência para alguns jovens da época. As apresentações do Gen Rosso também abordam temas como racismo, tráfico de armas e a busca de significado para a existência humana.

Gen Rosso

A banda inspirada nos movimentos focolares tem mais de 30 anos de história e a experiência de 170 turnês, 53 álbuns, 300 músicas gravadas e mais de cinco milhões de expectadores nos dois mil shows realizados em 43 países. O grupo é muito popular por sua participação em mega-eventos juvenis, como a Jornada Mundial da Juventude (agosto/2005), na Alemanha. Na Itália, seu país de origem, a banda se apresentou inclusive na Sala de Audiências Gerais do Papa, no Vaticano, durante o papado de João Paulo II.

Focolares é um movimento religioso de inspiração cristã fundado em 1943, em Trento, Itália, por Chiara Lubich. Vinculado à Igreja Católica, conta com adeptos em diversas confissões religiosas e prega a unidade, entre outros princípios. É também designado como "Obra de Maria".

PHN (Por hoje não vou mais pecar)

O PHN é um movimento juvenil inspirado na experiência de Francisco José dos Santos, o Dunga (Canção Nova), em visitas a presídios, Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), casas de apoio a portadores do vírus da aids, além de sua própria história de vida. A idéia ganhou força quando Dunga ouviu uma palestra do padre Jonas Abib, fundador da comunidade, direcionada aos jovens católicos. Assim também surgiu o Programa PHN, exibido toda terça-feira, às 20h30, ao vivo, pela TV Canção Nova.