A banda alemã de hard rock Rammstein gerou revolta de grupos judeus e políticos com um vídeo de divulgação da nova música Deutschland, no qual integrantes da banda aparecem vestidos como prisioneiros de um campo de concentração nazista.

continua após a publicidade

No curto vídeo, disponível na internet, eles surgem vestidos com os uniformes listrados dos prisioneiros de campos de concentração e com nós de forca ao redor do pescoço.

continua após a publicidade

“Com este vídeo, a banda passou dos limites”, disse Charlotte Knobloch, sobrevivente do Holocausto e ex-presidente do Conselho Central de Judeus da Alemanha, ao jornal Bild. “A instrumentalização e a banalização do Holocausto, como mostradas nas imagens, é irresponsável.”

continua após a publicidade

O comissário antissemitismo do governo, Felix Klein, disse que o vídeo “é uma exploração de mau gosto da liberdade artística”.

A banda Rammstein tem um histórico de polêmicas. Desde que surgiu em Berlim, em 1995, o grupo coleciona controvérsias em seus álbuns, que tratam de temas como sadomasoquismo, homossexualidade, incesto, necrofilia, piromania, canibalismo e violência sexual.

Em 2009, o governo proibiu a exibição pública do disco de grande sucesso Liebe ist Fuer Alle Da (O Amor É Para Todos) por causa de suas imagens sadomasoquistas.

O clipe oficial da música Deutschland foi divulgado nesta quinta-feira, 28, e tinha mais de 6,9 milhões de visualizações até a publicação desta matéria. Ao abrir o link, o YouTube avisa: “este vídeo pode ser inapropriado para alguns usuários”. Se você se sentir confortável, confira no endereço a seguir: (https://youtu.be/NeQM1c-XCDc).