O Balé Teatro Guaíra vai estrear novo espetáculo em abril de 2008. A peça Romeu e Julieta, do compositor russo Sergei Prokofiev, terá coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni. A companhia de dança encerrou, neste domingo (16), suas atividades de 2007, com a apresentação das coreografias ?Caixa de Cores? e ?Segundo Sopro?, que emocionaram a platéia, principalmente com a cena da chuva caindo sobre os bailarinos no palco.

continua após a publicidade

A apresentação, que durou duas horas, iniciou com ?Caixa de Cores?, coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, de 2005. Com músicas de Vivaldi/Mano Bap e Ricardo Iazzetta, o espetáculo versa sobre as cores e as sensações que causam nos seres humanos. Os figurinos são de Paulinho Maia e a iluminação de Nadja Naira.

Na segunda parte, o Balé apresentou ?O Segundo Sopro?, ou \"Balé das Águas\", apelido carinhoso que recebeu do público. É uma das obras mais expressivas do repertório da companhia. Coreografado por Roseli Rodrigues, em 1999, a peça mostra nove cenas: Aurora, O Segundo Sopro, Corpus, A Partilha, Tetraktys, Uno, O Retorno, Aurora II e Harmonia.

A chuva que cai sobre os bailarinos, no final do espetáculo, representa a purificação, a busca da essência humana, que une os sentidos espirituais de elementos da natureza, como o vento, a água e as pedras, numa simbologia da própria existência.

Orquestra – A Orquestra Sinfônica do Paraná também se apresentou neste fim de semana, dentro do Projeto Teatro para o Povo. O último concerto da OSP em 2007 mostrou um repertório de músicas natalinas, sob a regência do maestro italiano Andrea Di Mele.

continua após a publicidade