Mais de cinco mil pessoas estiveram presentes nas aberturas de temporada do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná, neste início do mês de março. Tanto o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), com 504 lugares, quanto o Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão), com 2.173 lugares, tiveram lotação completa durante as apresentações.

continua após a publicidade

O Balé Guaíra apresentou, nos dias 3 e 4 de março, duas peças do repertório que fazem sucesso desde 1999: ?Caixa de Cores? e ?Segundo Sopro?, duas coreografias inspiradas nos sentidos humanos.

?Caixas de Cores? tem coreografia e cenário de Luiz Fernando Bongiovanni, com músicas de Vivaldi, Mano Bap e Ricardo Iazzetta. O tema são as cores existentes no universo, o que elas representam para cada pessoa e as reações que provocam em cada um. O ?Segundo Sopro? trabalha com elementos da natureza e os sentidos espirituais, unidos numa simbologia da própria existência humana. A coreografia foi criada especialmente para o Balé Teatro Guaíra por Roseli Rodrigues, com música de Fábio Cardia. O ?Segundo Sopro? ficou conhecido também como o ?Balé das Águas? porque, em sua última cena, a água que cai em forma de chuva sobre os bailarinos, cria uma atmosfera de purificação e de busca à essência.

A Orquestra Sinfônica do Paraná abriu a temporada com uma das mais belas obras de Bethoveen ? a Nona Sinfonia ? considerada um hino de paz e fraternidade. Os concertos aconteceram nos dias 5 e 6 de março, no Guairão, e contaram com a participação do Coral Nova Philarmonia, composto por 86 integrantes. Também fizeram parte do concerto os solitas de renome internacional, Kalinka Damiani, Denise Sartori, Miguel Geraldi e Alexandre Trovon, sob a regência do maestro titular da OSP, Alessandro Sangiorgi.

Dia Internacional da Mulher

Na quinta-feira, dia 8,  Balé Teatro Guaíra voltou a se apresentar no Guairinha, como o mesmo repertório, numa sessão exclusiva para mulheres, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A platéia foi formada, na sua maioria, por servidoras públicas de vários setores da administração direta e indireta. 

continua após a publicidade