Nesta terça-feira (10), o Bairro Morumbi recebe o Programa Circuito da Cultura Cidadã, realizado pela Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura. A primeira atração será às 15 horas, na Associação de Moradores, quando o Grupo de Teatro Marista, da Associação Amigos da Arte, encena o espetáculo ?Civismo?.

A peça aborda o pseudopatriotismo praticado pela maioria dos brasileiros e suas conseqüências, além de traços de indignação, uma vez que muitos se conformam com a desigualdade social que se sobrepõe a qualquer tentativa de crescimento político no País.  ?Civismo? já foi apresentado em inúmeros eventos educacionais, como seminários acadêmicos e no Festival Estudantil de Curitiba. ?A peça é uma tentativa de despertar o senso crítico dos jovens e repudia os falsos patriotas. É um incentivo à verdadeira valorização da pátria?, explica Alfredo Cruz, da Associação Amigos da Arte.

Desde maio deste ano, o ?Cultura Cidadã?, promove o resgate das produções culturais dos bairros periféricos de Cascavel. O programa, segundo o secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, se baseia em um conceito: mobilizar o público do município em torno da arte e da cultura; interagir em espaços e relações com sujeitos culturais em um propósito comum; garantir visibilidade e reconhecimento da cultura local e articular uma rede de trabalho cultural local e regional. A experiência contribui para melhorar o convívio social no interior de cada comunidade, para o surgimento de grupos culturais e para a formação dos jovens.

Quarta

Na quarta-feira, às 9h30, será exibido o filme ?A corrente do bem? e às 15 horas ? ?Era do Gelo II?. As exibições acontecem na Associação de Moradores.

Quinta

No feriado do dia 12 de Outubro (Dia da Criança), as atividades acontecem no Calçadão do Morumbi, das 14 às 18 horas. Serão realizadas as atividades do Palco do Povo, com apresentação de talentos locais; Biblioteca Cidadã, com o Ônibus Biblioteca; lazer e cidadania com o Expresso do Lazer; Ciranda das Cores, exposição da Associação dos Artistas Plásticos de Cascavel (Aaplac) e Concertos para o Cidadão, com apresentação da Orquestra Filarmônica Oficina, do Colégio Santa Maria.

Serviço:
O que: Programa Cultura Cidadã ? Etapa Morumbi
Onde: Associação de Moradores
Quando: 10, 11 e 12 de outubro
Informações: 3902-1369
Entrada Franca