Bailarinos mostram talento no maior festival

Os bailarinos, dançarinos e coreógrafos paranaenses venceram 10 prêmios no Festival de Dança de Joinville, edição 2004, o maior e mais prestigiado do gênero na América Latina. No último sábado, tendo como principal destaque a reunião entre jurados e grupos concorrentes, encerrou-se o evento com a noite dos campeões, quando foram apresentados os primeiros colocados das competições, entrega de prêmios e medalhas de ouro. Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de Bailarino Revelação foi para o Grupo Juvenil do Guaíra, de Curitiba. Daniel Henrique Camargo recebeu o prêmio pela bela interpretação da coreografia Vou Vivendo, no gênero Balé Clássico Solo Masculino Júnior.

O Troféu Transitório foi entregue para o Ballet Aracy de Almeida, pela coreografia Grand Pas Classic, no gênero Ballet Clássico de Repertório. A companhia paulista recebeu a nota 9,44, sendo a mais alta do festival. Ariadne Okuyama B. Ferreira, da Escola de Ballet Inês Amaral, recebeu a medalha de melhor bailarina pela sua interpretação da coreografia La Fille Mal Gardée, no gênero Ballet Clássico de Repertório Sênior. Já a medalha de melhor bailarino foi para o ucraniano Genya Kolensky, do Grupo Rama, da cidade de Pirassununga (SP).

Além de Daniel Camargo, maior revelação e três primeiros lugares, da escola do Guaíra, o Paraná venceu em diversas categorias do balé clássico e um título inédito em dança de rua. Este é um saldo positivo dos nove grupos paranaenses que participaram deste 22.º Festival de Dança de Joinville, realizado entre os dias 21 a 31 de julho. Foram quatro primeiros lugares, um segundo lugar e cinco terceiras colocações. No gênero Dança de Rua Conjunto Avançado, o grupo curitibano Octávio Nassur Studio de Dança, foi o primeiro colocado. Todos os demais prêmios foram no gênero Ballet Clássico. O Studio D1 recebeu o terceiro lugar em Ballet Clássico de Repertório Conjunto Avançado. As demais premiações oito no total foram para o Teatro Guaíra por meio da Escola de Dança, Grupo Jovem, Juvenil e Projeto Pré-profissional.

Daniel Camargo, do Grupo Juvenil do Guaíra, escolhido como revelação do festival recebeu na noite dos campeões o certificado de participação e um prêmio em dinheiro de 3 mil reais.

Premiações paranaenses

Ballet Clássico – Solo Masculino – Júnior
1.º lugar – Daniel Camargo, coreografia Vou Vivendo

Ballet Clássico – Trio -Júnior
1.º Lugar – Eduardo Augusto da Rocha Teixeira, Nayra Macedo Lopes e Juliana Knauber, coreografia Pequena Espanha

Ballet Clássico de Repertório-Variação Masculina Júnior
1.º Lugar – Daniel Camargo, coreografia Arlequinade

Dança de Rua – Conjunto Avançado
1.º Lugar – Octávio Nassur Studio de Dança, coreografia Engrenagem

Ballet Clássico de Repertório – Conjunto Avançado
3.º Lugar – Grupo de dança Studio D1, coreografia La Vivandiere

Ballet Clássico de Repertório – Pas de Deux Júnior
2.º Lugar – Grupo Jovem Teatro Guaíra
Morgana Cappellari – coreografia O Corsário de Patrícia Otto

Ballet Clássico – Solo Feminino – Sênior
3.º Lugar – Escola de dança do Teatro Guaíra, coreografia Zum

Ballet Clássico – Solo Feminino Júnior
3.º Lugar – Morgana Cappellari, coreografia Meu Dia!!!

Ballet Clássico de Repertório – Variação Feminina – Júnior
3.º lugar -Morgana Cappelari, coreografia Paquita.

Voltar ao topo