Bailarinos do Guaíra2 Cia de Dança apresentam de 27 a 29 de novembro, às 20h30, e dia 30 às 18h, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) “O Tombo”, espetáculo criado em 2002, por Júlio Mota, integrante do grupo. Pendurados em uma estrutura em forma de andaime, os bailarinos fazem referências diretas à situação de risco da queda física daqueles que trabalham nesta situação, especialmente os da construção civil. O espetáculo foi apresentado em diversas cidades do interior do Paraná e também na Argentina. O grupo é formado por ex-bailarinos do Balé Teatro Guaíra.

continua após a publicidade

O Tombo pode significar, além da queda física, mudança de situação emocional. Neste caso, a queda, em é tomada como tema dramático e princípio de movimento para se construir uma dramaturgia corporal.

O roteiro foi construído a partir do conto Um Discurso Sobre o Método, de Sérgio Sant’Ana, que envolve uma situação hipotética de um suicida, representada por um limpador de vidraças que, no alto de um prédio, ao parar para um breve descanso, provoca nos transeuntes a falsa sensação de tentativa de suicídio.

O Guaíra2 Cia de Dança foi criado em 1999 com o objetivo de trabalhar as possibilidades da dança contemporânea. A pesquisa de movimento faz com que toda a experiência destes artistas evoluam para espetáculos de grande empatia com o espectador. Em 2000 foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

continua após a publicidade

Entre os espetáculos que compõem o repertório do grupo estão Instável Sonata, Pare! Pense! Faça Alguma Coisa!…, Hysteria, Ritmove, Solilóquio (preciso escrever uma carta).

Em 2008 surgiu o projeto Vitrine, criado pela professora Rosemeri Rocha, apresentado através de pequenas cenas nas janelas do Centro Cultural Teatro Guaíra nas quais os bailarinos chamavam a atenção das pessoas que passavam nas ruas e calçadas com suas performances. O resultado originou o espetáculo Tudo Porque Chorei, apresentado em junho no Teatro José Maria Santos.

continua após a publicidade

Os intérpretes de O Tombo são Ana Silva, Cíntia Nápoli, Clionise Barros, Deise Wor, Grazziani Canalli, Humberto Antonetti, Leandro Nascimento, Lia Comandulli, Rogério Halila.

Serviço

Data: Dias 27, 28 e 29 às 20h30 e dia 30 às 18h.

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).

Ingressos: No local a R$ 10,00.