Autora de Harry Potter entrega novo livro

A autora da série de livros de maior êxito editorial dos últimos tempos, J.K. Rowling, acaba de entregar os originais do quinto livro das aventuras de Harry Potter. O livro será publicado em junho, simultaneamente, nos Estados Unidos, Canadá e Austrália pela editora Scholastic e, na Grã-Bretanha, pela Bloomsbury Publishing.

Segundo analistas, o novo livro garantirá à editora Scholastic lucros semelhantes aos obtidos nas edições anteriores Os primeiros quatro volumes de Harry Potter venderam 192 milhões de exemplares em todo o mundo, foram traduzidos para 55 idiomas e distribuídos em 200 países.

Rowling anunciou em recente entrevista que pretende escrever um total de sete livros na série sobre Harry Potter, que originou dois filmes de sucesso, servindo de propaganda para os próximos lançamentos. Alguns críticos acham porém que o prolongamento da série poderá não gerar a mesma expectativa e lembram que os seus maiores fãs estão agora cinco ou seis anos mais velhos, já não mostrando o mesmo entusiasmo infantil pelo personagem.

Apesar disso, a entrega dos originais do quinto volume foi bem recebida pelo mercado de livros, que contará com um título de sucesso para garantir as vendas no verão. Elas foram consideradas decepcionantes no Natal pelas três maiores distribuidoras americanas de livros, Barnes & Noble, Borders e Books-A-Million. Todas as edições de Harry Potter, desde a primeira em 1977, saíram no começo do verão no Hemisfério Norte, aproveitando o início, também, das férias escolares.

Os investidores da Scholastic, por sua vez, respiraram aliviados. A entrega dos originais do quinto livro afastou o temor de que J.K. Rowling estivesse sofrendo o bloqueio criativo que costuma acometer alguns autores, e com isso interrompesse a produção dos demais livros da série. A autora negou que isso possa vir a acontecer.

Voltar ao topo