Em ocasião do lançamento de seu mais recente livro, ?Decifrando o Evangelho de Judas?, o escritor Dieter Schiller proferirá a palestra "O Evangelho de Judas e as origens do Cristianismo" nos dias 14 e 19 de abril. A primeira acontece no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel no dia que o autor lançará a obra (sábado), inserida no contexto da 1ª Feira do Livro de Cascavel. A outra apresentação será proferida no Tribunal do Júri da Universidade Paranaense (Unipar- Campus de Cascavel). Ambas iniciam às 19h30, com entrada franca.

Segundo o autor, a descoberta, tradução e recente divulgação do Evangelho de Judas têm levado a um intenso debate em torno do personagem. ?Judas Iscariotes é a figura mais odiada no Cristianismo, mas está havendo controvérsias a respeito de sua real traição. Ao invés disso, estudos alegam que Judas teria sido um discípulo obediente ao que Jesus lhe pedia?, afirma Schiller.

Ao estudar os pensamentos do movimento cristão primitivo conhecido como ?Gnosticismo?, o escritor vê uma possibilidade maior de compreender a polêmica. ?O objetivo do livro é servir como guia para o entendimento do leitor sobre este Evangelho. Isso, graças às fontes disponíveis sobre Judas e sobre o gnosticismo, que nos revelam dois fatos muito interessantes: que Judas simplesmente obedeceu a um pedido do próprio Jesus para traí-lo e que há uma base estruturada que conseguiu sustentar essa idéia por cerca de dois mil anos?, entende.

Durante a palestra, o autor argumenta sobre a formação do Cristianismo e as implicações que as descobertas recentes podem trazer para o entendimento científico. O evento é direcionado para o público em geral e, após o término da apresentação, haverá sessão de fotos e autógrafos do livro.
 
Dieter Schiller é graduado em história pela Unipar. Reside em Cascavel e é membro da Academia Cascavelense de Letras (ACL). Seu primeiro livro, o romance ?Cidade perdida na Amazônia", foi lançado em 2004. Contato com o autor pelos telefones (45) 3220-2302 e 9927-1346. O evento tem apoio da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura.

Serviço:
Palestra "O Evangelho de Judas e as origens do Cristianismo", com Dieter Schiller
Dia 14 de abril (sábado), no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, e dia 19 (quinta-feira), na Tribuna do Júri (Unipar)
19h30
Entrada franca
Informações pelos telefones (45) 3220-2302 e 9927-1346, com Schiller