Atriz Italla Nandi participa de aula inaugural da Escola de Cinema

A Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV- CINETVPR promoveu, nesta segunda-feira, uma aula inaugural para marcar o início do curso de graduação de cinema no Paraná.

O evento foi realizado na sede da escola, localizada no Parque Newton Freire Maia. Na mesa oficial da cerimônia estavam presentes o senador Pedro Simon, o secretário de Obras Públicas, Luis Caron, o secretário de Ciência e Tecnologia, Aldair Rizzi, a diretora da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Maria Emília Possani, o diretor Evaldo Mocarzel e a atriz Ittala Nandi, coordenadora da escola.

Ittala agradeceu o convite feito pelo governador Roberto Requião, para coordenar a escola. ?A CINETVPR somente foi possível com o apoio das secretarias de Obras Públicas, de Ciência e Tecnologia e da Faculdade Artes. Esta escola é resultado de um trabalho em equipe?, completou a atriz.

O curso de graduação em cinema é um projeto criado pelo Governo do Estado, que tem o objetivo de impulsionar a indústria cinematográfica e transformar Curitiba em um pólo de cinema. Segundo o Senador Pedro Simon, a escola conta com uma ampla estrutura e será comandada pelos melhores profissionais da América Latina. ?Daqui alguns anos alunos terão orgulho em dizer que se formaram nesta instituição?, ressaltou o senador.

Para os alunos as expectativas também são grandes. Maurício Ramos, um dos 30 aprovados, espera que o curso se desenvolva e possa revelar novos talentos da área cinematográfica. A aluna Nathalia Tereza Taques, afirma que sua paixão por cinema é antiga. ?Eu sempre gostei de tudo que era ligado a imagem?. Ela pretende aproveitar todas as oportunidades que o curso possa oferecer.

A diretora da FAP, Maria Emília Possani, afirmou que, com o curso de cinema, a FAP é agora a faculdade mais completa em termos artísticos do Paraná. Segundo a diretora, Paraná não será o mesmo depois da inauguração da Escola Superior de Cinema. Para ela, o corpo docente altamente capacitado é uma das principais atrações do curso. ?Além dos professores paranaenses, a escola também contará com a presença de profissionais de outros estados brasileiros?, afirmou.

Para dar continuação ao evento de inauguração, a Escola estará promovendo a I Mostra de Cinema Contemporâneo Brasileiro Latino, de 22 a 25 de agosto, que exibirá longas e curtas nacionais e internacionais.

Voltar ao topo