Atrações internacionais no concerto do 26.º Festival de Música de Londrina

O 26º Festival de Música de Londrina reservou o fim de semana – sábado e domingo – para um concerto de gala: no palco do Teatro Ouro Verde a Orquestra Sinfônica do Paraná estará se apresentando sob regência do maestro alemão Hans-Peter Frank, tendo como solista convidada a pianista venezuelana Alícia Gabriela Martinez.

A noite abrirá com Beethoven ("Leonora III Overture, Op. 72"), prosseguirá com o "Concerto n.º 2 para piano e orquestra em do menor, Op. 18" e encerrará com a "Sinfonie D-Dur n.º 2, Op. 73", de Brahms.

O concerto londrinense fecha um itinerário da OSP que toca em Maringá na quinta-feira e em Apucarana na sexta-feira. Exceto o concerto de Rachmaninov, outras peças comporão o repertório nessas cidades. A abertura terá Mozart ("Sechs Deutsche Tänze", KV 600) e o encerramento "Danças Eslavas, Op. 46", de Dvorak.
    
Hans-Peter Frank

O maestro Hans-Peter Frank, 69 anos, iniciou sua carreira como assistente de Kurt Masur no Staatstheater Schwerin, e de Otmar Suitner no Staatsoper Dresden. Ao lado de Kurt Sanderling, foi durante 15 anos regente titular e diretor artístico substituto da Berliner Sinfonie-Orchester.

Entre suas atividades foi maestro titular da Helsingborg Symfoniorkester na Suécia e da Staatskapelle de Weimar, com a qual realizou várias turnês na Alemanha, Israel e Estados Unidos. Em 1990 foi indicado para o cargo de maestro honorário, além de receber a comenda de ?Cavaleiro da Ordem da Estrela do Norte? do rei da Suécia.

Solista

A pianista Alícia Gabriela Martinez é um jovem talento que dá continuidade a uma tradição de família pelo lado materno – faz parte da quinta geração de mulheres pianistas. Atualmente estuda na conceituada Julliard School, de Nova York.

Esta é a primeira vez que ela se apresenta no Brasil. Veio ao Paraná a convite de Marco Antonio Almeida, diretor artístico do Festival de Música de Londrina. "Estou muito emocionada por tocar com a Orquestra Sinfônica do Paraná, é uma orquestra fabulosa", disse Alícia. O primeiro ensaio aconteceu no Guairão, em Curitiba. "A sala é belíssima", comentou a artista que também tem aulas com Marco Antonio em Hamburgo. Deixando o Brasil, ela tem compromissos agendados na Suíça.

Voltar ao topo