Atividades na Biblioteca Pública lembram o Dia Nacional do Idoso

A Biblioteca Pública do Paraná promove atividades para lembrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (27). Esse é o dia da promulgação da Lei dos Sexagenários, que deu liberdade aos escravos com  mais de 60 anos, em 1885. Nesta terça-feira (26), o pesquisador científico Ismael Monteiro realiza a palestra ?Dificuldades de memorização na terceira idade?, às 15h, no Auditório Paul Garfunkel. A programação segue com o espetáculo teatral ?Assassinatos em série?, que tem a direção e autoria de Ruiz Bellenda. A apresentação será às 15h de quarta-feira (27), e às 18h, na quinta-feira (28), também no Auditório Paul Garfunkel.

Ismael Monteiro vai analisar a dificuldade de memorização na terceira idade. Ele fará explanação teórica a partir de autores famosos, ressaltando a importância da memória, que pode ser entendida como uma das funções cognitivas do ser humano. Também serão abordados temas como a redução da memória e fatores que contribuem para isso. O palestrante também vai mostrar pesquisa de campo numa escola da Região Metropolitana de Curitiba, envolvendo 23 idosos. Monteiro é formado em Economia e pesquisador científico.

Teatro na Biblioteca

?Assassinatos em série? é uma produção da Cia. Cênica Simplicíssimus. O espetáculo é uma comédia de humor negro e narra a história de Rebbecca Almeida, uma atriz fracassada que assassina críticos de teatro. O autor Ruiz Bellenda a define o trabalho como uma sátira ao mundo dos espetáculos, particularmente à relação entre atores e diretores e a crítica especializada. ?Penso que a maioria dos atores respeita os críticos, mas gostar deles é outra questão. Afinal, quem tem prazer em ver seus esforços destruídos na imprensa? Ou tratado com pouco interesse? Lógico que quem recebe a crítica positiva sente vontade de abraçar quem a escreveu, mas basta este mesmo crítico falar mal do seu próximo espetáculo para que mentalmente o artista em questão sinta vontade de assassiná-lo…?

Rebbecca Almeida, filha do ?famoso? ator shakespeariano Emiliano Almeida resolve vingar a honra de seu pai, que comete suicídio após receber uma crítica particularmente devastadora. Ela organiza um congresso num hotel de uma praia, sob o pretexto de discutir novas formas de fazer teatro, e logo em seguida, passa a eliminar um a um os algozes de seu pai. ?Apesar de abordar tema controvertido, a montagem é uma comédia rasgada e seu objetivo fundamental é o mais antigo do teatro: divertir o público?, diz Bellenda.
 
Serviço:

Palestra:  Dificuldade de memorização na terceira idade
Data: 26/09/06 – terça-feira
Horário: 15h
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133.

Teatro na Biblioteca: Assassinatos em série
Datas e horários: 27/09/06 – quarta-feira, às 15h, e
28/09/06 – quinta-feira, às 18h
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133.

Voltar ao topo