Parece a Denorex80, mas não é. O baterista é Zé Loureiro Neto, o guitarrista é Gilson Fukushima e o vocalista é Alexandre Nero, mas a banda é o consagrado Fato, que apresenta de hoje a domingo às 21h no Guairinha o show Atamancados. Completam o time a tecladista Grace Torres, o baixista Ulisses Galetto e a percussionista Priscila Graciano.

No show, que será transformado num DVD, o grupo mostra o quanto aprofundou a sua pesquisa com a sonoridade dos tamancos de madeira do Fandango Paranaense, adotando-os definitivamente como instrumentos de percussão e não só pra bater fandango. Além da percussão feita com os tamancos, alguns instrumentos foram criados e construídos por Zé Loureiro com materiais alternativos e reciclados, favorecendo a utilização criativa de diversos timbres.

Com linguagem e sonoridade amadurecidas, o Fato utiliza elementos da tradição popular regional, unindo-os aos múltiplos “sotaques” da música brasileira e mundial. O espetáculo traz vinte canções de vários compositores, e mantém o propósito de interpretar e revelar artistas independentes do cenário musical paranaense e brasileiro. Os ingressos custam 10 e 5 reais.