Uma das atrações do projeto Nosso Ambiente – exposição montada na rua XV pelo Comitê Organizador das conferências da ONU, que ocorrerão em Curitiba de 13 a 31 de março – será o Cine XV. Trata-se de um telão de seis metros de largura por três metros de altura, instalado próximo ao bondinho da Rua XV, que exibirá um documentário produzido pela organização ambiental Instituto Brasil Selvagem, sobre alguns dos parques preservados existentes no Brasil.

Durante pouco mais de uma hora, sempre a partir das 20h, quem passar pela Rua XV terá o privilégio de ver imagens impressionantes, como as captadas durante um mergulho noturno no Parque Nacional de Fernando de Noronha.

O cineasta argentino Santiago Ramos, responsável pelo trabalho que será trazido a Curitiba, explica que foram escolhidos alguns dos parques representativos do Brasil. Além do Parque Nacional do Iguaçu e do Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, serão mostradas imagens de parques do Rio Grande do Sul (Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa com Santa Catarina), de Santa Catarina (Serra Geral, São Joaquim, Reserva Biológica Marinha do Arvoredo), do Mato Grosso do Sul (Parque Nacional da Serra da Bodoquena) e do Mato Grosso (Parque Nacional do Pantanal).