A Biblioteca Pública do Paraná vai marcar esta sexta-feira (4) com duas atividades culturais. Uma delas é a abertura da exposição ?Aprendendo com os mestres?, do artista plástico Luiz Gattú. A mostra, que reúne uma coleção de releituras de quadros famosos, ficará em cartaz no hall do segundo andar até o próximo dia 15. A outra atividade será a palestra ?Pais com deficiência visual: relatos e experiências?, com Anastácio Panfilo Braga, José Ranulfo Sottomaior e Luiz Césaz Trevisan, a partir das 14h30, no Auditório Paul Garfunkel.

Todas as obras expostas de Gattú foram pintadas na técnica óleo sobre tela. ?A idéia é divulgar as obras famosas de pintores não tão conhecidos para o público leigo e permitir às pessoas sem condições de apreciar ao vivo os trabalhos originais a chance de ver as releituras. O material é usado, também, em aulas especiais de história da arte?, comenta o artista plástico.

Ao analisar seus trabalhos, Gattú lembra que ?tudo começou com uma brincadeira proposta aos alunos: recriar a obra mais famosa da história, a Monalisa, de Leonardo da Vinci. Pesquisei e encontrei informações do que se acredita ter sido a obra, na época em que foi pintada, sem o envelhecimento provocado pelo tempo e  a má conservação que tornaram o quadro escuro e sem cor. Refiz a pintura usando estas informações e acrescentando o toque pessoal. Gostei do resultado e resolvi continuar o desafio?.

Mais obras

Depois, Gattú listou alguns artistas, algumas obras e alguns museus. ?A cada obra estudei os elementos representativos de cada período e as cores e pinceladas do artista. Cada quadro demorou cerca de 1 a 2 meses para ser concluído. Não tive a pretensão de copiar ou substituir as obras originais, apenas aprender com os mestres?, conclui o artista plástico.

Serviço:
Palestra ?Pais com deficiência visual: relatos e experiências
Data: 4 de agosto
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133
Horário: 14h30

Exposição: ?Aprendendo com os mestres?
Data: 4 a 15 de agosto
Local: Hall do segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná