Arte e Letra lança livro que inspirou ‘O Hobbit’ de Tolkien

Publicado originalmente em 1927, A Maravilhosa Terra dos Snergs é o livro mais conhecido do escritor inglês Edward Augustine Wyke-Smith, autor de outros sete livros de literatura fantástica.

A história é ambientada numa ilha cuja localização na Terra é desconhecida, onde convivem crianças rejeitadas, comandadas pela temível Miss Watkyns, a tripulação do navio-fantasma Holandês Voador e os Snergs, uma raça de seres pequenos e atarracados, mas muito generosos. Outros habitantes do universo de Wyke-Smith são Golithos, um gigante nada amigável, e a bruxa Mãe Meldrum.

Quando Joe e Sylvia resolvem partir da ilha rumo a uma nova aventura, somente Gorbo, o Snerg, e Baldry, o bobo da corte, poderão resgatar as duas crianças das garras dos malvados Golithos e Mãe Meldrum, numa jornada por cavernas e florestas.

A Maravilhosa Terra dos Snergs foi uma das inspirações do britânico J. R. R. Tolkien na criação dos hobbits, protagonistas de O Hobbit, publicado em 1937, e da trilogia O Senhor dos Anéis. Física e psicologicamente, várias semelhanças podem ser observadas, como a baixa estatura e uma amigável hospitalidade dos Snergs. Segundo notas da edição definitiva de O Hobbit publicada na Inglaterra nos anos 1990, Tolkien lia o livro protagonizado pelos Snergs para seus filhos e destaca o amor que sentiam pelas pequenas criaturas, especialmente Gorbo, “uma joia de companheiro numa aventura”.

Esta edição da Arte & Letra traz também as ilustrações originais de George Morrow, colaborador da revista inglesa Punch, que no século XIX cunhou o gênero cartum como o conhecemos hoje.

O autor

Edward Augustine Wyke-Smith nasceu no Reino Unido em 1871. Aventureiro, juntou-se à tripulação de um veleiro e partiu para a Austrália e a costa oeste dos Estados Unidos. No oeste americano, trabalhou como caubói. De volta à Inglaterra, estudou engenharia de minas, para depois administrar minas no México, Espanha, Portugal, Noruega e no Oriente Médio. Durante a Primeira Guerra Mundial, construiu uma ponte flutuante sobre o Canal de Suez, no Egito. Escreveu seu primeiro livro, Bill of the Bustingforths (1921), a pedido de seus filhos. Ainda nos anos 1920, Wyke-Smith publicou várias outras obras, tanto para adultos como para crianças. A Maravilhosa Terra dos Snergs, publicado em 1927, é seu último livro e sua obra mais conhecida. Faleceu em 1935, no Reino Unido.

Serviço

A Maravilhosa Terra dos Snergs

E. A. Wyke-Smith

Ilustrações: George Morrow

Trad.: Gabriel Oliva Brum

280 págs.

21,5 x 13,5cm

R$ 39,00