A Associação Comercial do Paraná (ACP) lança hoje, às 18h30, o livro/catálogo Acervo de artes -Associação Comercial do Paraná e, ao mesmo tempo, abre a exposição com as peças que compõem a publicação.

A mostra ficará aberta ao público durante 30 dias. Os eventos serão realizados no Espaço ACP, no 1.º andar da sede da entidade, no centro de Curitiba. Para a entidade, o livro e a exposição representam meios para que o público possa conhecer um pouco da história da arte paranaense, brasileira e mundial.

No total, são mais de 25 obras, entre quadros, esculturas e tapeçarias de vários artistas, entre os quais Ida H. Campos, Márcia Fontoura, Alfredo Andersen, Teodoro de Bona, Guido Viaro e Jean Lurçat.

Para Fernando A. F. Bini, professor de História da Arte e Critico de Arte da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), “a organização deste catálogo e desta exposição se reveste de uma tríplice função: apresentar obras de real valor artístico e histórico para o público interessado na cultura, não só paranaense ou brasileira, mas também internacional; disponibilizar as obras, por sua importância, para poderem completar outras exposições retrospectivas ou temáticas e, em terceiro lugar, se tornar mais uma coleção que possa produzir a reflexão teórica, o conhecimento histórico e também a contemplação estética”. Ele, junto a Ennio Marque Ferreira e Elisabeth Seraphim Prosser assinam os textos de apresentação do catálogo do acerto de arte.

Ao enaltecer a iniciativa, a presidente da ACP, Avani Slomp Rodrigues, disse que “a nossa entidade é também uma casa de arte e cultura, uma mostra da capacidade de criar, transformar e expressar, inerente à sensibilidade humana”.

A organização do acervo das obras de arte da entidade e a publicação do catálogo surgiram por iniciativa de Bernadete Zagonel, professora e musicista ligada aos movimentos artísticos de Curitiba, que na gestão 2004/2006 era vice-presidente da ACP e responsável pela Universidade Livre do Comércio. Os recursos para a publicação do catálogo foram conseguidos através da Lei de Incentivo à Cultura e com a participação de empresas patrocinadoras.

Serviço

Lançamento de livro/catálogo e exposição. Hoje, às 18h30, na sede da Associação Comercial do Paraná (Rua XV de Novembro, 621, Centro de Curitiba). Exposição aberta ao público de segunda a sexta-feira, gratuitamente, das 8h30 às 18h.