Arte com responsabilidade social

A Itaipu Binacional reabre hoje às 18h30 o Espaço Cultural Professor Miguel Reale, em Curitiba, em grande estilo: com uma mostra dos artistas Elvo Benito Damo, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto e Cristina Cesário. A reabertura traz como novidade a participação dos artistas no Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), desenvolvido pela empresa para assistir jovens carentes.

Durante os trinta dias em que a exposição vai permanecer aberta ao público, a cada sábado, um dos artistas vai ministrar aulas teóricas e práticas de arte para uma turma de 16 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, que integram o projeto em Curitiba.O programa chama-se Energizando a Arte e a Cultura, e tem o objetivo de ampliar o acesso da população à arte e despertar novos talentos entre os jovens filhos de famílias carentes, pelo trabalho de artistas novos e consagrados, que realizam suas exposições no espaço. A cada mostra, três novos artistas deverão mostrar seus trabalhos, dedicando os sábados para transmitir parte de seus conhecimentos aos adolescentes – fornecendo inclusive o material didático. As aulas serão ministradas na Associação Familiar do Paraná.

A estruturação pedagógica ficará a cargo da artista plástica Silvia Carrano, que, uma vez por mês, vai reunir-se com o grupo para avaliar o desenvolvimento do programa. A idéia é promover uma exposição no final do ano com os trabalhos produzidos pelos alunos, premiando os três melhores.

Artistas

Natural de Santa Catarina e formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em Pintura e Licenciatura em Desenho, Elvo Benito Damo é considerado um dos maiores artistas do Estado, com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior. Para o Espaço Miguel Reale, Elvo trouxe esculturas em bronze, vidro e metal. A maior delas pesa 108 quilos, e representa “uma minotaura a cavalo”.

Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto estudou desenho e pintura com Léo Ângelo Sperandio, técnicas contemporâneas com Allan Hakna, da Associação Cultural Solar do Rosário, e preservação, conservação e restauro de papel com Vívian Busnard. Há nove anos cria obras com cenários e elementos distorcidos, num estilo próprio, dedicado exclusivamente às figuras femininas e temas sociais com enfoque latino.

Cristina Cesário formou-se pela Faculdade de Belas Artes do Paraná, e já expôs seus trabalhos em diversas cidades brasileiras. Sua mostra mais recente foi no Clube Curitibano, em agosto. Agora ela apresenta telas com uma “visão contemporânea floral”. São quadros – com texturas e chapados – que retratam a primavera.

***

O Espaço Cultural Prof. Miguel Reale fica na rua Comendador Araújo, 551 – Centro. A exposição permanece até o dia 21 de novembro, com visitação das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Voltar ao topo