Arquivo Público oferece oficina sobre novas normas arquivísticas

Arquivistas, historiadores e outros profissionais interessados em conhecer mais sobre metodologias e regras de guarda de documentos poderão participar, na semana que vem, de uma oficina que será realizada pelo Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap), pelo Arquivo Nacional e pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). O evento vai ocorrer na sede do Deap, em Curitiba, nos próximos dias 18 e 19, das 9 às 17 horas. É aberto à comunidade e a participação é gratuita.

No primeiro dia da oficina, serão apresentados, debatidos e colocados em prática os conteúdos da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), aprovada no último mês, pelo Conarq. A Nobrade traz mecanismos, regras e ferramentas padrões para serem utilizados pelos arquivos públicos, na sua tarefa de gestão de documentos oficiais, e foi elaborada a partir de normas internacionais vigentes.

?O Arquivo Público do Paraná há muito tempo segue essas normas internacionais. Depois que o Conarq discutiu e adequou essas normas à realidade brasileira, escolheu o Arquivo do Paraná como um dos espaços para mostrar como aplicar a norma brasileira?, explica a historiadora Tatiana Marchette, coordenadora da Divisão de Pesquisas do Deap.

A utilização de ferramentas de informática na gestão de documentos será o tema da oficina a ser tratado no segundo dia do evento, quando serão debatidas sugestões para a composição do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística e de Documentos (e-Arq). Profissionais da área de computação também serão o público alvo desse encontro.

Serviço:
Para participar não é preciso pagar taxa alguma, porém é necessário confirmar a inscrição com antecedência, já que o número de vagas é limitado em 100. O participante deverá providenciar também cópias da Nobrade e do e-Arq, obtidas por meio do sítio www.arquivonacional.gov.br. O telefone do Arquivo Público é (41) 3352-2299.

Voltar ao topo