Arquivo Chaplin está disponível na internet

O Arquivo Chaplin, com contratos, fotos, roteiros e a preparação de cada um dos filmes, incluindo releases de imprensa em vários idiomas, já está na internet por iniciativa da Cineteca de Bolonha e dos herdeiros do grande comediante britânico.

Teclando www.charliechaplinarchive.org pode-se acessar parte desse imenso arquivo custodiado por seus familiares e que agora a Cineteca Bolonha e a Fundação Chaplin colocam à disposição dos internautas com algumas condições.

Apesar de ser um sítio em desenvolvimento que precisará de pelo menos três anos para ser completado, cada seção será visível por inteiro apenas como índice e o acesso ficará restrito às cinco primeiras páginas.

Apenas apresentando-se pessoalmente em Bolonha na nova sede da cinemateca local é que será possível consultar todo o arquivo, ainda que não se descartem possíveis negociações, caso a caso, entre usuários e a cinemateca, com prévia autorização dos herdeiros de Chaplin.

Por enquanto, estão completas as seções dedicadas a “Luzes da ribalta” (Limelight) e “O grande ditador” (The great dictator), os dois filmes que acabam de ser restaurados pelo Laboratório da Imagem Recuperada da Cineteca de Bolonha. Ali, estão disponíveis todo o material relativo aos filmes (roteiro, plano de trabalho, fotos das filmagens, material de imprensa etc).

Quando o sítio estiver completo, se poderá consultar toda a correspondência de Chaplin, em especial a substanciosa troca de cartas com seu meio-irmão Sydney.

Existe até uma seção com todo o material referente aos processos judiciais (por paternidade, divórcios e plágio) que o tiveram incontáveis vezes como protagonista. Essa seção é, no entanto, a mais sujeita a proibições por parte de sua família.

Voltar ao topo