Dia 17 de novembro, sábado, às 21 horas, o Projeto Circular Brasil leva ao palco do Teatro Paiol o acordeonista gaúcho Luciano Maia e seu convidado, o multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo.

Os músicos, que se apresentam juntos pela primeira vez, mostram a sintonia perfeita entre a sonoridade gaudéria do acordeão de Luciano Maia e a fluência rítmica do paulista Arismar do Espírito Santo. Entre o variado repertório, o destaque está na música inédita entitulada "Encontro nº 1", composta pelos dois músicos especialmente para o projeto. "Tocar com um artista tão completo como Arismar é um grande privilégio", comemora o jovem instrumentista gaúcho.

Sob a coordenação geral do produtor (e também músico) Marcelo Guima, o Projeto Circular Brasil, patrocinado pela Petrobras, vem cumprindo sua proposta inicial de levar os mais variados sons regionais aos quatro cantos do País. "Isso propicia que o projeto colabore para a formação de público, mescle talentos consagrados a artistas que vêm se destacando no cenário musical, além de promover o intercâmbio cultural de músicos e platéia", declara Guima.

Sobre os músicos: Luciano Maia

Um dos mais respeitados acordeonistas do sul do País, Luciano Maia já dividiu o palco com grandes músicos, entre eles: Luiz Carlos Borges, Bebeto Alves, Gilberto Monteiro, Gaúcho da Fronteira, Joca Martins, Luis Marenco, Oscar dos Reis, Lucio Yanel, Renato Borghetti, Neto Fagundes, Elton Saldanha, César Oliveira e Rogério Melo e os mestres Dominguinhos e Hermeto Pascoal. Com apenas 26 anos, seu nome já aparece em mais de 50 discos, entre CDs solo, parcerias, participações especiais, projetos culturais e gravações independentes.

Seu primeiro CD solo, "Sonho Novo" (1998-ACIT), teve como convidado Edson Dutra. "Minha Querência" (2001-ACIT) conta com a participação especial de Luiz Carlos Borges. Em 2005, Maia foi convidado para participar do Projeto Gaitaço de Sucessos, da Galpão Crioulo Discos, que traz regravações de clássicos do cancioneiro gaúcho. Hoje, Maia celebra com orgulho o lançamento do quarto CD, "Cruzando a Pampa", pela gravadora USA Discos.

Reconhecido por sua atuação na música nativista gaúcha, Luciano Maia conquistou importantes prêmios, como: Prêmio Açorianos 2003 – Revelação; Troféu Tesoura de Ouro Comparsa da Canção-Teclado; Prêmio Açorianos 2005 – Instrumentista Regional e Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2005 – Instrumentista.

No Circular Brasil, Luciano Maia se apresenta com seu Trio, composto por Marquinhos Fê (bateria) e Paulinho Fagundes (guitarra e violão).

Arismar do Espírito Santo

Compositor e multiinstrumentista (talentoso no contrabaixo, guitarra, violão, piano e bateria), Arismar do Espírito Santo comemora mais de 30 anos de carreira com cinco CDs gravados, sendo que o primeiro, intitulado "10 Anos", conquistou o Prêmio Sharp na categoria Música instrumental (1998). No mesmo ano, Arismar foi eleito pela Revista Guitar Player um dos dez melhores guitarristas/violonistas do Brasil.

Sua discografia completa inclui os álbuns "Estação Brasil" (2001), "Glow" (2004), em parceria com Jane Duboc e Vinicius Dorin, "América" (2005), com o pianista porto-riquenho Edsel Gomes e "Foto do Satélite" (2005), com composições próprias e arranjos especiais. Trabalho solo, o CD reúne 16 músicas que misturam talentosamente ritmos como jazz, xote, baião, samba e salsa.

Atuou em shows e gravações ao lado de artistas e grupos instrumentais brasileiros e estrangeiros, como: Toninho Horta, César Camargo Mariano, Sebastião Tapajós, Raul de Souza, Maurício Einhorn, Hélio Delmiro, Roberto Sion, Dominguinhos, Luís Eça, Dory Caymmi, Heraldo do Monte, Lenine, Joyce, Paquito D’Rivera, Lisa Ono, João Donato, Leny Andrade, Maurício Carrilho, Paulo Moura, Yuka Kido, Borguetinho, Naná Vasconcelos, Roberto Menescal, Banda Mantiqueira, Liliana Herrero, Trio Fattoruso, Henrique "Zurdo" Roizner, Lucho Gonzales, Nat Reeves e George Benson.

Com harmonias inusitadas, ritmos e muita criatividade, participou de várias turnês internacionais. Com o Hermeto Pascoal Trio tocou em sete países europeus; esteve no Japão, participou do Umbria Jazz Festival e de shows durante a Expo 98, em Portugal; foi solista brasileiro do Projeto Veredas Del Sur, com representantes da Argentina e Uruguai. Foi convidado a participar do Projeto Pixinguinha, como solista, em turnê pelo Brasil e com apresentação em Paris.

Serviços:

Show do Circular Brasil com Luciano Maia Trio

Participação especial de Arismar do Espírito Santo

Data: sábado, 17/11, às 21h

Local: Teatro do Paiol

225 lugares

End: Largo Guido Viaro, s/nº

(41) 3213-1340/3213-1341

Censura Livre

Ingressos: R$ 5,00 (inteira), R$ 2,50 (meia)