Apresentações natalinas no Asilo São Vicente de Paulo

Pelas janelas saem vozes que levam ao coração o espírito do Natal. Nestas janelas estão senhoras que, apesar da idade e da história de vida, têm força para soltar a voz.

As moradoras do Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba, fazem neste mês apresentações de Natal super especiais. Trinta delas, que formam o Coral Marias do Tempo, cantam canções típicas ao se posicionarem nas janelas da instituição. O público acompanha, de fora, um espetáculo emocionante e que contribui para a valorização do idoso.

A temporada de apresentações segue até o dia 19 de dezembro, sempre às sextas e sábados, a partir das 19h30. Os preparativos começaram em fevereiro deste ano, com ensaios semanais.

Um trabalho que precisa da dedicação das moradoras (dentro dos limites de cada uma delas), mas que traz uma enorme satisfação quando vem o aplauso. “A gente ensaia bastante e vai todo mundo na janela”, conta a moradora Rosa, de 81 anos, que faz parte das apresentações. Quando perguntada sobre o momento das palmas, ela resume: “Eu adoro!”.

A musicoterapeuta e regente do coral, Liliane Oliveira, conta que todo o trabalho depende muito das moradoras, que sempre ficaram abertas para receber as orientações e ensaiar exaustivamente.

“Para elas, isto representa sair do anonimato. Elas são as estrelas neste momento e, apesar da idade, mostram que elas tem algo de valor por meio da voz”, explica.

Oliveira comenta que esse “clima diferente” da época dos ensaios e das apresentações tomam conta do restante das moradoras. Uma atividade como esta aumenta a socialização entre elas e com a comunidade.

A preparação para a festa começa mesmo em maio e junho, com a reunião das equipes destinadas para este fim, de acordo com Edison Tadeo de Oliveira, diretor administrativo do Asilo São Vicente de Paulo.

Ele lembra que as apresentações fazem parte das comemorações natalinas de Curitiba. O projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e subsidiado pela Kraft Foods Brasil. A temporada será encerrada no dia 22, com a celebração de uma missa pelo padre Reginaldo Manzotti, às 19h.

Quem for assistir à apresentação, poderá também conferir o registro do trabalho do Coral Marias do Tempo. Lançado recentemente, o CD Marias em tempo de Natal traz as músicas com arranjos diferenciados e teve as participações dos grupos Mundaréu e Viola Quebrada, além do arranjador Vicente Ribeiro. O CD está sendo vendido a R$ 15,00.

O Natal no Asilo São Vicente de Paulo ainda oferece feira gastronômica, Empório da Vovó (venda de artigos artesanais feitos pelas moradoras) e a Casa da Mamãe Noel, que vai receber as crianças. A Mamãe Noel é representada por moradoras da instituição, que se refazem no cargo e usam roupa típica. Tudo tem entrada franca.

O Asilo São Vicente de Paulo abriga 145 senhoras que estavam em situação de vulnerabilidade social. A entidade é mantida com repasses dos três níveis de governo, mas os recursos cobrem apenas 55% das despesas.

A instituição realiza bazares, bingos e festas para complementar a renda. Os interessados em fazer doações podem entrar em contato pelo telefone (41) 3313-5353. Mais informações no www.asilosaovicente.org.br. A instituição fica na Rua São Vicente, 100, no Cabral, em Curitiba.