Apresentação única do Quarteto de Leipzig

A versatilidade dos integrantes do Quarteto de Leipzig combina-se com uma competência internacionalmente reconhecida tanto pelo público como pela mídia especializada. Em dezoito anos de existência, o grupo, que vem pela primeira vez ao Brasil e se apresenta em Curitiba hoje, já tocou nas mais seletas salas dos cinco continentes, conquistou os prêmios mais cobiçados e participa regularmente dos mais importantes festivais internacionais de música.

A diversidade dos programas que fará em sua turnê brasileira, no circuito internacional dos Concertos Itaú Personnalité, atesta esses raros atributos do Quarteto de Leipzig. Em Curitiba, o programa tem peças da literatura para quarteto de cordas do século 19. De Be-ethoven foi escolhido o Quarteto Serioso, opus 95, intervalo crucial entre os quartetos medianos e os monumentais quartetos da maturidade (ele usou o adjetivo italiano serioso para caracterizar, contraditoriamente, o scherzo, outra palavra italiana, que significa brincadeira).

De Franz Schubert o grupo apresenta o Quarteto D 804, verdadeira obra-prima que ganhou o apelido de Rosamunde, porque o compositor reutiliza, no Andante, um tema da música que escrevera para o balé com aquele título.

 O Quarteto n.º 3 de Schumann completa o programa. O compositor concentrou em um único ano (o de 1839) sua produção para o gênero. Foram três obras, das quais n.º 3 é o quarteto mais ambicioso e audacioso.

 Serviço

Concertos Itaú Personalité hoje às 20h30h – Quarteto Leipzig. Andreas Seidel e Tilman Büning, violinos. Ivo Bauer, viola. Matthias Moosdorf, violoncelo. Programa. L. Van Beethoven (1770-1827) – Quarteto nº 11 para cordas em fá menor op.95 -?Quarteto Serioso?. F. Schubert (1797-1828) – Quarteto em lá menor D 804 ?Rosamunde?. R. Schumann (1810-1856) – Quarteto n.º 3 em lá maior op. 41. Guairinha/Auditório Salvador de Ferrante, Rua XV de Novembro s/n.º Ingressos: R$ 36,00 (R$ 24,00 para clientes Itaú Personnalité) Vendas e informações: Telentrega, telefone: 3253-0003 e Guairinha, tel. 3304-7982.    

Voltar ao topo