A segunda edição do livro Formação de Platéia em Música de Clarice Miranda (formada em Educação Musical e Musicoterapia. Soprano, compositora e letrista) e Liana Justus (mestre em História pela UFPR e licenciada em Música e Curso Superior de Piano) vem acompanhada de um Cr-rom, inédito no mercado musical. Totalmente interativo, o material traz mais de 800 imagens e um filme digital com cerca de 45 minutos, que apresenta todos os instrumentos de uma Orquestra Sinfônica, vozes do canto lírico e mais de 500 exemplos musicais. O Cr-rom também apresenta abordagens interdisciplinares, ligando a música à história e a outras manifestações artísticas.

O curso Formação de Platéia em Música foi idealizado em 1993 com o objetivo de resgatar e desenvolver a sensibilidade, acrescentando a ela conhecimentos musicais importantes e fundamentais. A proposta é dotar os alunos de um “ouvido consciente e inteligente”, por meio do aguçamento da sensibilidade e do aprimoramento do conhecimento. Este ouvir com inteligência leva as pessoas a buscarem a qualidade da música, seja ela erudita ou popular.

As autoras do livro calculam que mais de 50 mil alunos já assistiram suas aulas, cujo objetivo não é apenas informar o público sobre música, mas também desenvolver habilidades musicais, estimular a sensibilidade das pessoas e colaborar para a formação de um público mais crítico.

Segundo Clarice Miranda “o propósito do conhecimento da música não é só produzir um público bem informado e sim proporcionar um clima musical, onde haja abertura e crítica, desenvolvendo habilidades musicais e estimulando as pessoas a serem mais sensíveis”. Para Liana Justus, uma platéia bem formada “é aquela que, ao entrar no teatro, conhece a composição de uma orquestra, seus instrumentos e a importância de um maestro”. A musicista destaca também a necessidade de “situar o compositor e o período da obra, além de identificar o estilo da música que está sendo apresentada”.

Atentas a isso elas ministram o curso há dez anos no Solar do Rosário, tradicional casa de cultura de Curitiba, onde o curso nasceu. Também há três anos está sendo oferecido pelo Espaço Cultural Glaser (de Curitiba). O curso já foi ministrado em todas as capitais brasileiras através do Circuito Cultural Banco do Brasil, nos festivais de música de Cascavel (PR) e Maringá (PR); na Região Metropolitana de Curitiba, por meio das Secretarias de Cultura; nas Ruas da Cidadania, na periferia da capital paranaense; nas Oficinas de Música de Curitiba e na cidade de Miami (EUA) para a comunidade brasileira.

Serviço
Curitiba
Dia 14 de março de 2004
Horário: 9h30
Local: Teatro Guaíra

Em conjunto com a abertura da temporada de concertos matinais da Orquestra Sinfônica do Paraná. Demonstração do CD-ROM, sessões de autógrafos e homenagem aos músicos da Orquestra.