Ao som dos violeiros

O Teatro Paiol recebe os músicos Oswaldo Rios (violão e voz) e Daniel Vicenti (viola caipira e voz), às 21h de amanhã, para mais uma edição do espetáculo Modas de Viola, que foi sucesso de público no mês passado. No palco os artistas mostram a criatividade da moda de viola, considerada o gênero mais fiel à música de raiz. O show tem o instrumentista João Vicenti (violão e sanfona), pai de Daniel, como convidado especial.

Herança das modinhas portuguesas da segunda metade do século XVIII, que eram cantadas em duas vozes paralelas, as modas de viola têm como tema o cotidiano do caipira. As letras contam histórias de pescarias, plantações, boiada e brigas com rivais na disputa pelo amor de uma cabloca. Estudiosos do folclore e da cultura rural, como Mário de Andrade, Cornélio Pires e Antônio Cândido, destacam que a moda de viola funcionava como informação, levando as novidades para vários lugares, por meio dos tropeiros e boiadeiros.

Apaixonados pelas modas de viola, Oswaldo Rios – compositor e criador dos grupos de música caipira Viola Quebrada e 3 de Paus – e Daniel Vicenti – aluno de Rogério Gulin na arte da viola caipira – selecionaram um repertório especial para a apresentação.

Voltar ao topo