Com o romance Paisagem com Dromedário (Companhia das Letras), a escritora Carola Saavedra tornou-se uma das favoritas ao Prêmio Jabuti deste ano. O livro foi o mais votado entre os dez finalistas da categoria anunciados hoje, na sede da Câmara Brasileira do Livro.
Carola vai disputar o troféu e o prêmio de R$ 3 mil destinados ao vencedor dos romancistas com José Castello (autor de Ribamar, da Bertrand Brasil) e José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, que escreveram O Evangelho de Barrabás (Objetiva).
Neste ano, o regulamento foi modificado: agora são 29 categorias, contra 21 até o ano passado. Também não serão mais eleitos três vencedores – apenas um. Esse anúncio acontecerá no dia 18 de outubro e a entrega dos prêmios está prevista para 30 de novembro, quando também serão anunciados os livros do ano de ficção e não ficção.
O jornal “O Estado de S. Paulo” está presente na categoria reportagem, com Daniel Piza, por Amazônia de Euclides (Leya do Brasil) e Adriana Carranca, que escreveu em parceria com Márcia Camargos o livro O Irã Sob o Chador: Duas Brasileiras no País dos Aiatolás (Globo). Em contos e crônicas, surge Desgracida (Record), de Dalton Trevisan.