Antonio Passarinheiro é homenageado com exposição em Curitiba

A Secretaria de Estado da Cultura apresenta a partir desta sexta-feira (24) a ?Mostra Passarinheiro?, no Hall da Secretaria, em Curitiba. A exposição apresenta cerca de 60 obras, de vários tamanhos, que representam um painel da produção do artista popular paranaense. Passarinheiro faleceu em julho, deixando um legado de obras representativas da cultura paranaense. Além dos famosos passarinhos, o escultor produzia corujas, galos, tatus, peixes, lenhadores, caçadores, pescadores e caboclinhos, entre outros.

Passarinheiro participou de várias exposições individuais e coletivas. Também ministrou cursos de entalhe em madeira. Em 2005 seu trabalhos foram expostos no Espaço Brasil, nas Comemorações do Ano do Brasil na França, em Paris. As peças produzidas por ele têm um traço inconfundível: cores fortes e brilhantes, olhos de vidro, pés de arame, suportes de troncos e monjolos.

Homem simples, Passarinheiro é autor de obras que hoje integram o acervo de museus e de vários colecionadores mundo afora. As obras dele nasciam da imaginação e da emoção. O artista trabalhava a madeira como se ela fizesse parte de si próprio. Preocupado com a continuidade de sua obra, Passarinheiro ensinou seu trabalho para suas filhas, sempre incentivando-as para a arte.

Autodidata, Passarinheiro nasceu em Papanduvas (SC) em 1942. Começou sua arte na Feira de Artesanato da Praça Zacarias, na década de 1970. Em todas as peças empregava técnica mista, talhando vários tipos de madeira: imbuia, canela, cedro, aroeira e sassafráz. Em muitas peças procurava conservar o tom original da madeira. Falecido no dia 18 de julho deste ano, Antônio Passarinheiro é homenageado pela Secretaria de Estado da Cultura com essa exposição que retrata a arte e a cultura popular do Paraná.

Serviço:
Mostra Passarinheiro
Abertura: Sexta-feira, dia 24, às 18h30 no Hall da Secretaria de Estado da
Cultura (R. Ébano Pereira, 240 – Curitiba)
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30.
A mostra permanece aberta até 28 de setembro.
Informações 41 3321 4701.

Voltar ao topo