Ano da França no Brasil em Curitiba

Teatro, acrobacias, artes plásticas e poesia. Tudo isso será oferecido gratuitamente aos curitibanos amanhã, em continuidade às comemorações do Ano da França no Brasil na capital paranaense. A Aliança Francesa, em parceria com a Fundação Cultural, dará início ao projeto Rua da França, que irá levar cultura e lazer a diversos pontos públicos da cidade.

“Em 2005, foi o Ano do Brasil na França, quando os franceses descobriram que o Brasil não é apenas samba e futebol e passaram a ter uma nova imagem dos brasileiros. Agora, em 2009, é o Ano da França no Brasil, que tem o objetivo de estreitar os laços de amizade entre os franceses e os brasileiros e fazer com que a França moderna se torne mais conhecida”, diz a diretora da Aliança em Curitiba, Laure Gyselinck.

Na Rua XV de Novembro, às 10h, treze artistas da companhia francesa de teatro Les Souffleurs realizam o espetáculo Comando Poétique. Ao meio-dia, eles irão apresentar poemas em português e francês em frente à sede da Aliança Francesa (Rua Prudente de Morais, 1101), onde estará acontecendo um festival gastronômico com pratos típicos franceses e degustação de vinhos. Às 16h, a apresentação se repete no Parque Barigui.

Ainda na sede da Aliança, às 11h, o artista plástico francês Thomas Henriot fará uma performance. Antes, ele irá desen-rolar, nas ruas de Curitiba, metros de papel, pintando neles cenas do cotidiano (como lugares tradicionais da cidade, a natureza, as pessoas e seus hábitos).

Na Praça Santos Andrade, às 11h e às 16h, a companhia francesa Tango Sumo apresenta o espetáculo Expédition Paddock, que mostra artistas confinados em um dormitório imaginário, onde acontece um show coreográfico de acrobacias sobre o leito. “Na França, o teatro de rua é muito forte. Os franceses gostam bastante de assistir espetáculos em locais públicos”, destaca Gyselinck.

A programação será encerrada às 16h, também na sede da Aliança, com palestra da enóloga Micheline Fauconnier, especialista em vinhos Cotes du Rhône. Este será o único evento pago da programação, com entrada a R$ 30, e cujas reservas podem ser feitas através do telefone (41) 3223-4457.

“Na palestra, será discutido tudo sobre os vinhos franceses. Os participantes poderão saber mais da fabricação e sabores”, comenta Laure. A delegação da Aliança Francesa de Paris no Brasil coordena 39 unidades e nove centros correspondentes no País. No total, são cerca de 35 mil estudantes.