André Trigueiro lança obra sobre mundo sustentável

Num cenário de crise ambiental sem precedentes, cultivada nas entranhas de um modelo de desenvolvimento que vem exaurindo numa velocidade assustadora os recursos naturais do planeta com impactos negativos sobre a qualidade de vida da população, não basta denunciar o que está errado. É preciso sinalizar rumo e perspectiva, dar visibilidade às soluções sustentáveis que fertilizam o campo das idéias para a semeadura de um novo tempo e de um novo projeto de civilização.

Estas são as questões abordadas no livro Mundo Sustentável ? Abrindo Espaço na Mídia Para um Planeta em Transformação (ed. Globo, 304 pág., R$ 32,30), do jornalista André Trigueiro, apresentador do Jornal das Dez, da Globo News. E para falar sobre a obra, ele participa de dois eventos na capital paranaense.

O primeiro deles será uma palestra no dia 28 de março, às 19h, na Feira Brasileira de Reciclagem e Tecnologia Ambiental, evento associado ao COP8 e MOP3, que acontece no Estação Embratel Convention Center. Informações pelos telefones 41-3225-2493 e 3233-6202.

Em seguida, no dia 29 de março, ele participa de um bate-papo com o público e lança o livro ?Mundo Sustentável ? Abrindo Espaço na Mídia Para um Planeta em Transformação?, às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação. A entrada é franca.

O livro reúne uma seleção de artigos, entrevistas e comentários do autor que foram veiculados na Rádio CBN, no canal a cabo Globo News, no jornal O Globo e no site Ecopop. Alguns dos principais temas da atualidade como aquecimento global, água, biodiversidade, consumo irracional dos recursos naturais, lixo, energia e meio ambiente nas cidades ganham destaques.

?Os textos apresentam soluções para a vida num mundo auto-sustentável e procura despertar a sociedade para a importância dos debates sobre o modelo socioeconômico em que estamos imersos?, explica Trigueiro.

Modelo

Um bom exemplo do enfoque proposto pelo autor é o capítulo a respeito do lixo, assunto que atinge a todos, que apresenta nitidamente o impacto dos hábitos cotidianos sobre o meio ambiente e as perspectivas de uso inteligente dos resíduos como fonte de matéria-prima e energia.

Em outro capítulo, Trigueiro propõe a discussão do papel do profissional de imprensa em relação a estas questões, apresenta sugestões para a formação dos jornalistas na área ambiental e a necessidade de se incorporar no dia-a-dia das redações o mesmo senso de urgência presente em diversos relatórios científicos que denunciam o risco de colapso ambiental.

Curiosidades

Entre as curiosidades mencionadas no livro, Trigueiro explica as funções do biodigestor, que se refere ao tratamento de esgotos no local onde ele é gerado, sem usar energia ou produtos químicos e ainda produzir biogás. Tal experiência foi realizada com sucesso em comunidades de baixa renda na cidade de Petrópolis (RJ).

Outras informações que devem chamar atenção do leitor referem-se à cidade de Belo Horizonte -recordista da América Latina em número de coletores solares para aquecer o banho em lugar do chuveiro elétrico -, da lei de uso de água de chuva em residências nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro e da entrevista exclusiva com o ministro do meio ambiente da Alemanha, país responsável pela mais avançada legislação na área de energia renovável.

Sobre o autor

André Trigueiro é jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ. È professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, coordenador editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século 21", (editora Sextante, 2003).

Foi repórter do jornal Última Hora, Rádio MEC/AM, Rádio Jornal do Brasil/AM, TV Globo, e desde 1996 vem atuando como repórter e apresentador do "Jornal das Dez" da Globo News, canal de TV a cabo onde também produziu, roteirizou e apresentou programas especiais ligados à temática sócio ambiental.

Pela série "Água: o desafio do século 21" (2003), recebeu o Prêmio Imprensa Embratel de Televisão e o Prêmio Ethos – Responsabilidade Social, na categoria Televisão. Cobriu pela Globo News as Olimpíadas de Sidney (2000), a  Copa do Mundo na Coréia do Sul e no Japão (2002) e as eleições para presidência dos Estados Unidos (2004) .

É comentarista da Rádio CBN (860 Kwz) onde apresenta o quadro "Mundo Sustentável". É consultor e articulista voluntário do site www.ecopop.com.br , do Viva Rio. Também presidiu o júri das VI e VII Edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás.

Voltar ao topo