Alunos de Dança do Guaíra entre os melhores do mundo

Os alunos dos grupos Juvenil e Pré-Profissional da Escola de Dança do Teatro Guaíra, Morgana Pimentel Cappellari (14), Daniel Camargo (13) e Eduardo Teixeira (15) ficaram entre os 27 melhores bailarinos do mundo no concurso de dança clássica e contemporânea do Youth American Grand Prix, em Nova York. Participaram cerca de 500 bailarinos do Japão, Estados Unidos, México, Hungria, Inglaterra, França, Áustria e Austrália, além do Brasil.

Daniel Camargo ficou com o segundo lugar geral. Ele recebeu U$ 500 em dinheiro e uma bolsa de estudos para o curso de verão do American Ballet Theatre, que acontece de 21 de junho a 31 de julho de 2004.

Morgana Cappellari recebeu bolsas de estudo para os cursos de verão das escolas The Harid Conservatory, em Boca Raton, Flórida, e para a Rock School of Pensilvania Ballet.

Eduardo Teixeira ficou entre as 12 melhores notas da fase final do concurso e ganhou uma bolsa para The Harid Conservatory. Na fase preliminar eles foram classificados através de vídeos enviados pela Escola de Dança do Teatro Guaíra para a organização do YAGP. Em Nova York eles passaram por duas etapas de classificação no Martim Luther King Auditorium e no Tribeca Performing Arts Center. A final do concurso foi no Lincoln Center com o Grand Defilé, onde se apresentaram os 500 participantes.

Além das apresentações para o júri, composto pelos maiores nomes da dança mundial, os alunos da EDTG participaram de audições para a obtenção da bolsa de estudos e workshops onde também foram avaliados. Morgana, Daniel e Eduardo também foram alunos convidados para audições especiais.

Reconhecimento

Esta foi a primeira vez, em seus 47 anos de criação, que a EDTG participou de um concurso internacional de dança. O Youth American Gran Prix é um evento anual que reúne estudantes de várias nacionalidades com idades entre oito e 19 anos.

A viagem dos alunos e professores que os acompanharam foi possível através da ação conjunta do governo do Estado do Paraná, Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional e Espaço Estação.

Voltar ao topo