Álbum de família exposto na Casa Romário Martins

Fotografias que fazem parte do acervo documental da família Ferrez – da qual faz parte Marc Ferrez (1843 -1923), considerado um dos mais importantes fotógrafos oitocentistas brasileiros -serão expostas, a partir de hoje, na Casa Romário Martins, em Curitiba. As imagens são de autoria de Gilberto Ferrez (1908 -2000), neto de Marc, e de Julio (1881-1946) e Luciano Ferrez (1884 -1955), filhos.

“Os três eram fotógrafos amadores, mas com fotografias de qualidade profissional. Eles fizeram diversos registros no decorrer de passeios e viagens realizadas. Os mesmos foram encontrados por integrantes da família, há dois anos, no Rio de Janeiro, e deram origem à exposição. Foram achados oito mil negativos, que foram digitalizados e identificados”, diz uma das curadoras da exposição, Júlia Peregrino.

Em Curitiba, a mostra Família Ferrez: novas revelações, que já passou pelo Rio de Janeiro e por Belo Horizonte (MG), é composta por cerca de 250 fotos. Juntas, elas formam um extenso painel fotográfico do século passado, com imagens de cidades históricas mineiras e monumentos e marcos arquitetônicos goianos, paraibanos e pernambucanos. Além disso, existem registros de capitais européias e de Marc Ferrez na velhice.

“Realizar a exposição tem sido muito gratificante. Apesar de não serem fotógrafos profissionais, Gilberto, Julio e Luciano conviveram com a fotografia desde pequenos e têm um trabalho muito bonito”, afirma a também responsável pela exposição Helena Ferrez, que é filha de Gilberto.

Na capital paranaense, a exposição conta com o patrocínio do Banco do Brasil e apoio da prefeitura municipal, através da Fundação Cultural. Depois de passar por Curitiba, será colocada em cartaz em Brasília (DF).

Serviço

Exposição Família Ferrez: novas revelações. De hoje até 21 de dezembro, na Casa Romário Martins (Largo Coronel Enéas, 30). De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 14h. A entrada é franca.

Voltar ao topo