Aírton Ortiz, um dos maiores escritores de aventuras do País, é o convidado do "Sempre Um Papo", que será realizado no dia 22, quarta-feira, às 19h30, no Teatro da Caixa. Ortiz  conversará com o público no lançamento de seu mais recente livro, "Na Trilha da Humanidade" (Ed. Record).

continua após a publicidade

Em "Na Trilha da Humanidade", Aírton conta como percorreu, durante três meses, 45 mil quilômetros, grande parte na África selvagem, decidido a mostrar como passamos de símios a seres humanos. No caminho, topou com animais, tribos hostis e até guerrilheiros. Considerando que o primeiro vestígio humano encontrado no planeta, um crânio descoberto no Chade, data de 7 milhões de anos, o autor viaja pelos primeiros caminhos da humanidade.

De acordo com o próprio Ortiz, o livro narra duas histórias: a história da evolução humana e as peripécias da viagem. ?Com relação à evolução humana, o que mais me surpreendeu foi descobrir que todas as alterações biológicas pelas quais a nossa espécie passou foram conseqüência do meio-ambiente em que vivemos. Com relação a minha viagem, o que mais me surpreendeu foi a travessia do Quênia para a Etiópia, uma terra de ninguém, sem lei nenhuma, onde viajei entre animais selvagens, tribos hostis em conflito e movimentos de guerrilha. Pela primeira vez em minhas expedições precisei contratar mercenários armados para me escoltarem?, conta o autor.

O explorador e aventureiro Airton Ortiz é escritor profissional e jornalista especializado em esportes radicais. Já percorreu meio mundo caçando aventuras, especialmente as que rendessem boas histórias para contar aos seus leitores. Em 2003, seu livro ?Expresso para a Índia? ganhou o Prêmio Euclides da Cunha, da União Brasileira de Escritores, como melhor livro de ensaio publicado no Brasil naquele ano. Seus livros ?Na estrada do Everest? e ?Pelos caminhos do Tibete? foram finalistas do Prêmio Açorianos de Literatura. Em 2003 e 2004, seus lançamentos entraram na lista dos livros mais vendido na categoria não-ficção na Feira do Livro de Porto Alegre. É autor de mais três livros, todos publicados na Coleção Viagens Radicais: ?Aventura no topo da África?, ?Cruzando a última fronteira? e ?Travessia da Amazônia?, todos editados pela Record, na coleção ?Viagens Radicais?.

continua após a publicidade

O Sempre Um Papo tem entrada e é franca uma realização da Caixa, com apoio do Hotel Mabu e das Livrarias Curitiba.

Serviço:
Sempre um Papo com Aírton Ortiz. Dia 22 de novembro, quarta-feira às 19h30. Teatro da Caixa, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Entrada franca. Informações 2118-5233 e 3544-5613.

continua após a publicidade