Quando está em férias, a estudante Karin Gabriele Levay, de 15 anos, diverte-se de várias formas, mas a televisão ocupa boa parte de seu tempo: ela passa, em média, de três a quatro horas diante do aparelho. Assim como Karin, o adolescente brasileiro também passa em média quatro horas por dia na frente da televisão. São mais de 21 milhões de garotos e garotas entre 12 e 17 anos, que representam 12,3% da população brasileira e que gostam do que assistem.

O perfil foi traçado a partir de algumas das conclusões do estudo A Voz dos Adolescentes, feito pelo Unicef em 2002 e reunido agora no livro Remoto Controle (336 págs., R$ 33), um lançamento conjunto da Andi, Unicef, Petrobras e Cortez Editora, já nas livrarias. Trata-se de uma alentada pesquisa, realizada a partir de uma análise de dez programas da TV brasileira dirigidos ao jovem.

O estudo concluiu que pouco mais da metade (51%) dos adolescentes têm na televisão sua principal fonte de diversão e a grande maioria (63,4%) considera a programação veiculada pelas emissoras de boa qualidade – novelas e minisséries estão entre os preferidos pela moçada.

E por que a garotada assiste tanto à tevê? As respostas vieram com a pesquisa Jovem Brasil, realizada pela CPM Market Research e que complementou a da Unicef: para a maioria, é “falta do que fazer”. Em seguida, foi “para ter informação”. Outras justificativas: “Para me divertir”, “para relaxar” e “para não pensar nos problemas”.

É o que pode explicar o perfil particular de cada região brasileira. No Sul, por exemplo, os jovens da classe C são os que mais assistem à tevê (quatro horas e 16 minutos em média), enquanto no Nordeste a situação se inverte: adolescentes da classe A passam mais tempo em frente do aparelho (quatro horas e 41 minutos por dia). De maneira geral, a faixa etária dos adolescentes que preferem a tevê é a de 12 a 14 anos.

Pesquisa

21 milhões de garotos e garotas vivem no Brasil, isto é, jovens entre 12 e 17 anos (12,3% da população brasileira).

63,4% dos entrevistados consideram boa a programação das emissoras. Na região Sul, são jovens da classe C os que mais assistem TV (4h16 diários). No Nordeste, a maior quantidade fica com a classe A (4h41 por dia). Novelas e minisséries são os programas preferidos para 21% dos entrevistados.

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