ACT inicia ciclo mensal de literatura e artes nesta quinta-feira

Em uma cidade como Curitiba, berço de talentos como Dalton Trevizan, Paulo Leminski e Cristóvão Tezza, a pesquisa, apreciação e a discussão sobre a literatura e seus desmembramentos artísticos não pode ser deixada de lado. No entanto, a prática em se admirar a literatura, conhecer os talentos e as vertentes que estão surgindo não ocorre com freqüência por aqui, salvo algumas iniciativas pontuais.

Consciente da lacuna que há, o poeta Mario Domingues idealizou o projeto Vozoff, um evento mensal de leituras públicas, cuja proposta começa a se concretizar no próximo dia 21, quinta, às 20h, no ACT – Ateliê de Criação Teatral, espaço dirigido por Nena Inoue e Luis Melo. De acordo com Mario Domingues, "Vozoff é principalmente poesia oral, falada, gritada, sonorizada: dita, a palavra atuada". Vozoff também envolve outras áreas como música, teatro, prosa e todas as iniciativas de parcerias que circundam
movimentos e iniciativas culturais. Mario Domingues é também criador do Porão Loquax, único evento semanal de leituras públicas na cidade.

A primeira edição de Vozoff traz obras do poeta Luiz Felipe Leprevost, autor do livro/cd Fôlego (2002) editado pelo mesmo, e dos livros Tornozelos Deitados (2005, Kafka Edições Baratas), Cecília Roendo As Unhas (2005, Kafka Edições Baratas), Ode Mundana (2006, Editora Medusa). Como bem disse o poeta Marcelo Montenegro, Leprevost é considerado "autor de textos desesperados que cantam martírios de beleza, que, por sua vez, sempre acabam deixando um gosto de impressão contrária, um brinde à vida, uma espécie de grito de socorro no estômago revirado de cada imagem violenta. São gritos contra a mediocridade. A poesia de Leprevost é uma aparelhagem que ajuda a respirar."

Para quinta-feira, Luiz Leprevost fará uma síntese do seu trabalho como escritor e ator, aliando a música e outras manifestações artísticas em uma performance cênica. O poeta trará trechos de seus livros e também fragmentos inéditos da sua obra.

Luiz Leprevost já participou de outras iniciativas do ACT, como o Grupo de Estudos sobre Tchekhov, que resultou na montagem ‘Daqui a duzentos anos’, além de leituras dramáticas e oficinas livres.

Serviço:

VOZOFF – Leituras públicas.

Poemas, textos, performance de Luis Felipe Leprevost.

Curadoria: Mario Domingues.

Realização: ACT

Data: 21 de junho, quinta-feira

Horário: 20h.

Voltar ao topo