Toda vez que chega a época em que começam as apresentações do coral do Palácio Avenida, no Centro de Curitiba, podemos dizer que o Natal começou oficialmente. Neste domingo (25), com o ensaio geral, quem passar pela região central vai se admirar com o espetáculo mágico que vai ver nas vozes das crianças. Pode se dizer que o coral, que já existe há quase 30 anos e se renova a cada edição, é o mais famoso do país. A estreia oficial é na próxima sexta-feira (30). Acompanhe ao vivo a apresentação no vídeo: 

Há exatos 28 anos, as apresentações do Palácio Avenida são as mais esperadas em Curitiba, mas não só pelas luzes e decoração, e sim por causa das famosas “crianças que cantam na janela”. Assim é conhecido o projeto do Bradesco, que desperta nos pequenos e, consequentemente, em todos nós, a sensação mais bonita que o Natal poderia trazer: a de resgatar o sentimento bom que, num mundo de tanta maldade, anda esquecido.

Neste ano, as 120 crianças vão ter a missão de mostrar ao público que é Tempo de Sonhar. Veja a entrevista feita neste domingo, antes do ensaio geral, com os responsáveis pelo espetáculo:

A história preparada para a tradicional apresentação das crianças neste ano vai ser mostrar a partir da visão de uma menina, a Luna. A missão dela é fazer com que o Natal aconteça, já que a desesperança tomou conta dos moradores da cidade onde ela vive. “Vai ser um espetáculo leve, todo construído a partir da ótica da menina, e que vai mostrar ao público que sempre é necessário sonhar”, explicou Wado Gonçalves, o diretor do musical.

Foto: Gisele Pimenta.
Foto: Gisele Pimenta.

No repertório, não vão faltar as tradicionais músicas natalinas já conhecidas, mas neste ano a ideia foi transformar as canções numa “pegada” mais anos 80. Entre as músicas que fogem da origem de Natal, mas que ainda assim continuam dentro da ideia de sonhar e resgatar a inocência da infância, está Lua de Cristal, da Xuxa. “E está aí a prova de como a gente gosta de sonhar, mas finge que não gosta. Por isso colocamos Lua de Cristal, pois é a música certa para mostrar às pessoas que nós continuamos sendo o que éramos quando crianças”.

+Leia também: Paul McCartney já tem data e local para show em Curitiba no ano que vem

Criançada ansiosa

A maestrina Dulce Primo, que cuida dessa tropa toda de pequenos, disse que se emociona todo ano. “É um desafio fantástico, que não só nos faz sermos melhores, mas também mexe com as crianças, que passam a ser vistas com outros olhos na escola em que estudam, na família, e por elas próprias. Percebemos que o espetáculo traz um desenvolvimento interior muito grande para elas”.

Quando chegaram, em agosto, para o começo dos ensaios, as crianças já fizeram a tradicional pergunta aos diretores: “que horas eu vou para a janela?”. E Dulce explicou que este também faz parte do trabalho de toda a equipe do espetáculo. “Ensinamos que elas precisam viver o momento presente, que têm que passar por todo um processo de aprendizado, e elas passam a ter a consciência que vão para a janela em outro contexto, no fim de todo o processo, o que faz com que vivam tudo isso intensamente”. Veja a entrevista com uma das crianças, a pequena Natália e sua anja, a Mirian:

As crianças foram selecionadas de três escolas municipais de Curitiba e oito casas de acolhimento atendidas pelo Bradesco. Neste ano, a roupa que elas vão usar é um macacão que remete a uma roupa espacial, junto com um tênis com luzes de lead que vai trabalhar de acordo com as músicas. O complemento é um boné de couro prateado, todo em lead, com cata-vento no fim, simulando uma antena de um ET.

+Leia também: Saiba que dias a Maria Fumaça de Natal vai passar pela sua região neste ano!

Neste domingo, quando funciona como uma espécie de pré-estreia, a sensação era de emoções a flor da pele nos bastidores. Em meio a tanta euforia, e pequena Isabela disse que estava muito emocionada. Nós também conversamos com ela e com a sua responsável, Ana Zumira, veja a entrevista:

A estreia oficial é na próxima sexta-feira (30). Neste ano, as apresentações do Palácio Avenida vão até o dia 16 de dezembro, sempre sextas, sábados e domingos, às 20h20. A duração do espetáculo é de 40 minutos e o ator convidado para, junto com as crianças, emocionar o público é Beto Sargentelli, que é de São Paulo e já participou de vários musicais.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Saiba detalhes de como será o espetáculo de Natal do Palácio Avenida neste ano!