O Comitê que premiou Bob Dylan com o Prêmio Nobel de Literatura afirmou estar a critério do cantor e compositor norte-americano participar da cerimônia de premiação neste ano ou não.

continua após a publicidade

Dylan, conhecido por fugir da imprensa, ainda não fez nenhum comentário sobre o prêmio de 900 mil dólares, apesar das repetidas tentativas por parte da Academia Sueca de contatá-lo desde que o nomearam como vencedor, em 13 de outubro.

No sábado, a mídia sueca reportou que o membro da academia Per Wastberg havia afirmado que caso Dylan permanecesse em silêncio seria “rude e arrogante”.

A academia, no entanto, informou que os comentários de Wastberg não refletiam sua visão. “O autor premiado com o Prêmio Nobel toma sua própria decisão em relação às cerimônias envolvendo a apresentação do prêmio”, disse Sara Danius, secretária permanente da Academia, em comunicado.

continua após a publicidade

“A Academia Sueca nunca manteve uma visão sobre as decisões dos vencedores de prêmios neste contexto, nem irá agora, independentemente da decisão alcançada.”

A Academia deu a Dylan, de 75 anos, o prêmio por “ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição de música norte-americana”. Foi uma escolha controversa.

continua após a publicidade

Bob Dylan revolucionou a música popular norte-americana com números tais como “Blowin’ in the Wind”, “The Times They Are A-Changin”, “Subterranean Homesick Blues” e “Like a Rolling Stone”. Ainda assim, alguns questionaram se seu trabalho se qualifica como literatura. Outros reclamaram que a Academia Sueca perdeu a oportunidade de trazer a atenção a artistas menos conhecidos.

A cerimônia de premiação do Nobel ocorre todo os anos no dia 10 de dezembro. Se Dylan mantiver seu silêncio, será o primeiro a ignorar a decisão da Academia.